Jornal Correio Braziliense

Cidades

Pronto-socorro do HRT é reinaugurado após mais de um ano de reformas

As unidades de pronto-socorro do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) foram reabertas - após 16 meses de obras - em cerimônia de inauguração na manhã desta terça-feira (20/9). O investimento foi de R$ 6,5 milhões em reformas, ampliação e novos equipamentos. Segundo critérios estabelecidos pela Política Nacional de Humanização (PNH), o hospital passa também a classificar os pacientes de acordo com fatores de risco das enfermidades.

O atendimento realizado até então por ordem de chegada será substituído por um novo processo que obedece uma triagem. Os pacientes terão um pré-atendimento e serão classificados em estados crítico, semi-crítico e de observação, analisados de hora em hora. Casos simples serão encaminhados para o Centro de Saúde IV, ao lado do hospital.

De acordo com a assessoria do HRT, o objetivo é que pacientes com enfermidades menos graves não esperem por mais de duas horas. O hospital também pretende selecionar o atendimento do pronto-socorro, que deve ser exclusivamente para emergências, estimulando pessoas com enfermidades crônicas - como doenças gastrointestinais - a procurar o atendimento agendado com um médico especializado.

Sexta-feira
Apesar de a inauguração ter sido nesta terça-feira, o governado Agnelo Queiroz anunciou que o pronto-socorro vai estar apto a atender pacientes somente em 72h, na sexta-feira. A assessoria do HRT explicou que o adiamento vai acontecer para que a área possa ser desinfectada após a cerimônia de inauguração, que contou com a prensença apenas de autoridades políticas e do hospital.

Ainda de acordo com a assessoria, 72h é o prazo final para que todos os pacientes sejam trasferidos para o pronto-socorro, o que vai acontecer de forma gradual nos próximos dias.