O último dia do Bazar da Moda ; Revista do Correio mostrou que, além de comprar bem, o brasiliense tem sede de conhecer mais sobre moda. Não foram somente as lojas que ficaram lotadas de clientes ávidos por comprar peças com descontos de até 70%. Todos os workshops oferecidos também ficaram cheios, com temas que exploravam saúde, bem-estar, bem vestir, maquiagem, produção de moda e bate-papos.
Durante os dois dias, cerca de 20 mil pessoas passearam pelos 45 estandes, cujos serviços não se limitaram às roupas. Brinquedoteca, pet shop, loja de esmaltes, perfumes, maquiagem, veículos, calçados, imóveis, bem como a praça de alimentação, garantiram um mix de oportunidades para os visitantes.
Muitos aproveitaram as ofertas. O advogado Gustavo de Castro, 29 anos, era um dos vários homens que fogem do senso comum de que bazares são apenas para o público feminino. ;A gente vem acompanhar a esposa e fatalmente acaba comprando, até porque os produtos são de qualidade e os descontos são bons;, garantiu. Funcionária da Magrella, Edilene Barbosa disse que o estoque masculino teve de ser renovado de sábado para domingo, diante de tanta procura. ;Mas, para as mulheres, também havia preços ótimos, como um vestido Galliano de R$ 12 mil que, aqui, estava por apenas R$ 2 mil.;
Patrocinado por TIM, Via Engenharia, Chevrolet, Lopes Royal e All Kitchens, o evento, durante os dois dias, empolgou os expositores. Kariny Evangelista, proprietária da loja Patachou, brincou que não houve necessidade de avisar nenhuma cliente sobre o estande da loja. ;Todas elas já sabiam pela divulgação do próprio bazar e estavam esperando o momento de comprar aqui. E, desde que abrimos o estande, a loja está lotada, até porque a mulherada adora a marca.; Outra que avaliou o trabalho de divulgação do bazar como um dos melhores pontos do evento foi Lucélia Pinheiro, da Arezzo. ;O bazar é muito positivo porque o marketing acontece antes e depois dele. Para quem quer divulgar a marca, ele é um sucesso;, garantiu.
Aprendizado
Há aqueles que vão apenas para aprender, até porque ainda não têm cartão de crédito para comprar. As estudantes Natália Sampaio e Ísis de Oliveira, 13 anos, alimentam o sonho de trabalhar com moda na capital e se valeram do workshop Oficina de maquiagem para aprender mais sobre o assunto. Ministrada pelo maquiador oficial da Natura, Marcos Costa ; ;a maquiagem e o cabelo são os principais complementos da moda;, disse ele às suas ouvintes, ontem ;, a ;aula-show; foi realizada nos dois dias, sempre lotada.
;Quero muito trabalhar com moda, ser estilista e também saber mais sobre maquiagem. O workshop ajudou bastante a abrir a minha mente para perceber que a gente pode fazer tudo em casa, porque não é difícil;, apontou Natália. As duas ficaram felizes de saber que o trabalho que provavelmente farão encontra espaço em eventos desse porte em Brasília. ;Adorei o Bazar porque ele ajuda a moda a crescer. Há muitos profissionais bons aqui que querem crescer;, destacou Ísis.
No domingo, os workshops tiveram grande foco nas possibilidades do corpo feminino. Em vez de apenas reclamar dos quilinhos a mais ou a menos, os palestrantes mostraram que ser bonita é uma questão, também, de fazer boas escolhas. As autoras do blog Oficina de Estilo, Cristina Zanette e Fernanda Resende, falaram a uma plateia ávida para saber mais sobre como valorizar as silhuetas de gordinhas, magrinhas, para aquelas que têm quadril largo, braços gordos, enfim, todos os grandes calos das mulheres na hora de se vestir. Mas nada de limitar as ouvintes. ;O que há de ruim na nossa silhueta é o que nos faz ser criativas. E a única coisa proibida no meu trabalho é proibir a cliente de usar alguma coisa;, ensinou Fernanda Resende, ao fim da sua apresentação.
Transformações
A estudante de moda Patrícia Sales, 30 anos, aproveitou para descobrir se estava sempre acertando em seus looks e saiu animada. ;Vi que faço tudo certinho e só vou melhorar com as dicas.; Outra prova de que o bazar é muito mais que apenas compras foi o estande de customização com jovens estilistas brasilienses. Seis deles se revezavam na transformação de peças até então esquecidas no guarda-roupa em verdadeiros destaques de passarela.
A estudante Maria Fernanda Pfrimer, 21 anos, chegou com uma saia jeans, sem qualquer detalhe, na altura dos joelhos. Pelas mãos do estilista Romildo Nascimento, saiu de lá com uma minissaia de barra negra rendada e tachas negras na parte de trás. ;Adorei o resultado. Há muitas roupas que a gente deixa de usar porque não tem essa ideia para transformá-las em algo novo;, comentou. Romildo disse que as clientes ficam animadas ao ver as peças mudarem de estilo em poucos minutos. ;O bazar é muito bom como vitrine do nosso trabalho e nos faz ficar mais em contato com quem compra;, resumiu.
O Bazar da Moda ; Revista do Correio surgiu para comemorar os cinco anos da publicação dominical do Correio Braziliense. A primeira edição foi tímida, com apenas 24 estandes, mas gerou negócios de mais de R$ 1 milhão, de acordo com a organização do evento. O grande diferencial, que se manteve em 2011, foram os workshops gratuitos, que mostraram que o brasiliense gosta de consumir e aprender sobre moda.
Eu fui / O que você achou do Bazar da Moda ; Revista do Correio?
;A ideia é muito interessante porque junta todas as lojas que eu normalmente compro nos shoppings com preços que valem muito mais. É prático e fácil comprar aqui;
Walesca Santa Cruz,
36 anos, bombeira
;Fantástico.
Além de fazer as lojas se tornarem mais acessíveis
de encontrar, torna também os preços mais acessíveis;
Samara Couto,
25 anos, estudante
Os números
70%
Até quanto chegou o desconto de
produtos expostos
no Bazar da Moda
20 mil
Quantidade estimada
de participantes durante
os dois dias de evento
45
Número de estandes que expuseram seus serviços
10
Total de workshops oferecidos gratuitamente aos visitantes
do Bazar da Moda