Cerca de 60 mergulhadores vão entrar no Lago Paranoá na manhã deste sábado (17/9) para realizar limpeza voluntária no local. A ação faz parte do Clean Up Day, uma celebração ao Dia Mundial de Limpeza das Águas. Todos os anos, no terceiro sábado de setembro, voluntários se reúnem em várias partes do mundo para ajudar na manutenção e limpeza dos recursos hídricos. Em Brasília, o encontro será ao lado da Ponte JK, no trecho 2 do Setor de Clubes Esportivos Sul. O evento começa as 9h e vai até as 17h.
O lixo recolhido será catalogado e separado por cerca de 150 crianças de colégios públicos e particulares de Brasília. De acordo com a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), o resíduo separado será mandado para reciclagem, incinerado ou enviado para aterros sanitários. Além da coleta voluntária, estandes serão montados no local pela Polícia Militar Fluvial, Instituto Brasília Ambiental, Serviço de Limpeza Urbano e Adasa com apresentações e material de educação ambiental hídrica.
Mergulho ecológico
Os mergulhadores voluntários são alunos e instrutores da escola de mergulho Scuba Diving Unlimited (Scuba Du). Segundo o proprietário da empresa, o também instrutor Eduardo Macedo, essa já é a oitava participação da Scuba Du no Clean Up Day em Brasília.
Na última participação da escola, em 2009, cerca de 380 kg de lixo foram recolhidos do Lago Paranoá. "Já houve anos em que recolhemos ainda mais objetos. Em 2007 chegou a quase uma tonelada", conta o instrutor.
Eduardo diz que, entre os artigos encontrados pelos mergulhadores, os mais comuns são garrafas pet, embalagens de óleo náutico e latinhas de alúminio - de cerveja ou refrigerante. "Encontramos também muitos óculos e até dinheiro. Às vezes achamos objetos bem curiosos. Já recolhemos dentaduras, roupas íntimas, uma espada, uma estátua do Buda e até uma fita cassete da Gal Costa", diverte-se.
Lago Limpo
O Serviço de Limpeza Urbano (SLU) realiza, anualmente, a limpeza das águas e da borda do lago. Neste ano ela será realizada entre 19 e 23 de outubro, semana em que, de acordo com previsão da Adasa, o nível da água no lago Paranoá vai estar o mais baixo possível, cerca de 999,5m. A limpeza será feita por mergulhadores, estudantes, atletas, canoeiros, técnicos e máquinas do GDF.