Moradores de rua que habitavam uma área pública na QNSW 05 do Sudoeste foram retirados do local na manhã desta sexta-feira (16/9). Segundo a administração local, foi constatado que havia 30 pessoas, entre homens, mulheres e crianças vivendo no local de forma fixa, mas quando a operação começou apenas seis estavam no terreno. De acordo com a diretora de Serviços da cidade, Andrea Otílio, foram encontrados móveis e objetos de uso pessoal. O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) ficou responsável por retirar todo o entulho encontrado. A operação começou por volta das 9h.
A Secretaria da Ordem Pública e Social do Distrito Federal (Seops) disse que é responsável pela remoção das construções erguidas de forma irregular. "Por exemplo, a secretaria vai ao local e descobre que há edificações ilegais na região. Depois, recomenda aos moradores a saída e então é feita a demolição das moradias", informou a assessoria da Seops.
De acordo com a administração do Sudoeste, não houve conflito e os moradores deixaram o local de forma pacífica. "A Seops já havia ido ao local, feito o primeiro trabalho, hoje foi feita a segunda parte e a partir de agora uma outra secretaria do governo encerra as atividades", disse Andrea Otílio. A diretora informou também que havia na administração reclamações dos moradores do Sudoeste em relação aos habitantes do terreno público quanto à segurança no local e possível consumo de drogas na região.