Jornal Correio Braziliense

Cidades

Cerca de 50 mil passaram pela Esplanada para comemorações e protestos

Cerca de 50 mil pessoas foram à Esplanada dos Ministérios, na manhã desta quarta-feira (7/9), para assistir ao desfile cívico-militar, participar de manifestações ou para ver o primeiro 7 de setembro com uma mulher na presidência da República. Das arquibancadas ou lutando por um lugar entre as grades de proteção, eles viram 14 alas diferentes passarem no corredor de apresentação. Embora militares, estudantes e outros participantes tenham sido aplaudidos, a grande atração da festa foi a Esquadrilha da Fumaça. Quando os aviões rasgaram o céu, os assovios e a admiração foram gerais. Toda a estrutura para a realização do evento custou R$ 900 mil.

Até as 12h, nenhuma ocorrência grave havia sido registrada pela Polícia Militar do DF. Para garantir a segurança, 1.200 agentes fizeram o policiamento a pé em conjunto com 50 viaturas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 35 pessoas passaram mal por causa do calor. "Alguns não se alimentaram bem e a pressão caiu. Somente cinco não melhoraram após receberem os primeiros socorros e precisaram ser encaminhados ao Hospital de Base de Brasília", ressaltou o tenente-coronel o CMBDF, Nivaldo da Silva.

Cinco crianças se perderam dos pais e procuraram a ajuda dos profissionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedest/DF). Eles sabiam o telefone dos responsáveis e logo foram encontrados. O trânsito também estava tranquilo. Os motoristas encontraram lugar para estacionar nos anexos dos Ministérios e atrás da Catedral.