Neste feriado de 07 de setembro, comemoração da Independência da República, o desfile cívico-militar na Esplanada dos Ministérios deve receber cerca de 40 mil pessoas. Além das atrações em terra, como desfile de viaturas, militares, colégios, carros blindados e bandas, haverá apresentação áerea. Aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) fizeram o treinamento na manhã desta terça-feira (6/9). Participarão 20 aeronaves das comemorações nesta quarta.
De acordo com a assessoria de imprensa da FAB, o treinamento dos pilotos serviu para avaliar o distanciamento entre as aeronaves e fazer cáculos do tempo gasto em cada apresentação para, assim, estabelecer um cronograma a ser seguido. A sincronia será feita da seguinte maneira: em terra passarão militares do Exército e no ar estarão as aeronaves simultaneamente.
[SAIBAMAIS]A Esquadrilha da Fumaça não participou do treinamento desta manhã. As aeronaves conhecidas por fazer acrobacias aéreas serão as primeiras a se apresentar durante o desfile desta quarta e também encerrarão as atividades. Haverá um locutor para informar a população os nomes das manobras e animar as apresentações.
Entre as atrações previstas pela FAB, haverá a simulação de posicionamento para abastecimento de aviões em voo. Por exemplo, aeronaves modelo KC-130, conhecidas como Hércules, "abastecerão" caças modelo Mirage 2000.
De acordo com a Força Aérea, o treinamento realizado nesta terça-feira não prejudicou o tráfego aéreo no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek.