Uma caminhada marcada para este domingo (4/8), no Eixão Sul, marcará o início de uma campanha organizada pela Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF) em parceria com a Ordem dos Advogados do DF (OAB-DF) para trazer a abertura da Copa do Mundo de 2014 para Brasília. São esperadas mais de mil pessoas com camisas amarelas com a frase: "A Copa começa aqui. Brasília, capital de todos".
De acordo com o diretor da ACDF, Rui Teles, esse é apenas o primeiro manifesto organizado para mostrar que Brasília tem potencial para abrir o maior evento esportivo do mundo. "Queremos mostrar para a CBF e para a Fifa que nós estamos nos movimentando e temos chances e condições de trazer a aberura da Copa para cá. No dia 7 de setembro queremos chamar todas as pessoas que estarão na Esplanada, durante o desfile cívico, para vestir uma camisa amarela para nos ajudar com a campanha", pediu Teles. Várias entidades e sindicatos apoiaram o movimento.
Rui Teles disse que entre os argumentos para trazer a abertura para a capital é o fato do Estádio Nacional de Brasília ser um dos mais adiantados do Brasil e pelo período de estiagem em Brasília na época dos jogos, que não deixará a chuva comprometer o espetáculo.
A concentração da caminhada deste domingo acontecerá às 9h no estacionamento do Cine Karim, nas 110/111 Sul. As camisetas são vendidas a R$ 10 pelos diretores da ACDF.
Senadores também fazem campanha por Brasília
Um grupo formado por 44 senadores também se mobilizou nesta sexta-feira (2), apresentando um manifesto em apoio à candidatura de Brasília para sediar a Copa do Mundo de 2014. Autor da iniciativa, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) disse que a capital do país representa todos os brasileiros e ainda reúne as melhores condições de infraestrutura para sediar o evento. O governador do DF, Agnelo Queiroz, acompanhou a sessão no Senado.