Jornal Correio Braziliense

Cidades

Solenidade nos Diários Associados marca abertura da Semana da Pátria

Começaram, neste primeiro dia de setembro, as comemorações da Semana da Pátria, que lembra os 189 anos de independência do Brasil, completos no próximo dia 7. A abertura foi marcada para as 10h desta quinta-feira (1;/9) no edifício sede dos Diários Associados e já faz parte do calendário oficial das comemorações em Brasília. Várias autoridades, entre elas o ex-presidente da república José Sarney, o governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira dama Ilza Queiroz, além de parte do secretariado do Distrito Federal estiveram presentes.

O evento começou com um discurso sobre a importância da data e o papel da imprensa, com foco em Assis Chateaubriand, fundador dos Diários Associados e ;pai; do jornalismo no Brasil. A Bandeira Nacional foi hasteada ao som do Hino Nacional, cantado por crianças com idade entre 5 e 6 anos, do Centro Comunitário da Infância de Ceilândia. Em seguida, o Coral Chatô, composto por membros da comunidade, assinantes do Correio Braziliense e os funcionários dos Diários Associados, cantou o Hino da Independência ao som da banda do Batalhão da Guarda Presidencial.

Assim que terminou a solenidade, o presidente do Senado José Sarney, disse que a Semana da Pátria "é uma tradição de Brasília, na qual existe um engajamento do Correio Braziliense em celebrar a Independência. Vem desde o tempo de Chateubriand e marca o início das comemorações", declarou.

Para o governador Agnelo Queiroz, a abertura da Semana da Pátria já está no calendário oficial da capital. "É uma data importante e um gesto simbólico. Representa o sentimento de todos os brasileiros. O Correio faz uma manifestação que promove a integração e representa Brasília, a capital de todos os Brasileiros. Valorizar este sentimento nesta data reafirma a determinação em resolvermos os problemas e melhorar as condições de vida para todos", resume Agnelo.