Jornal Correio Braziliense

Cidades

Cerca de cinco mil estudantes fazem manifestação em frente ao Congresso

A manifestação realizada pela União Nacional dos Estudantes (UNE) reuniu até as 11h30 desta quarta-feira (31/8) cerca de cinco mil estudantes, segundo informações da Polícia Militar. Neste momento, os estudantes ocupam o gramado central, em frente ao Congresso Nacional.

O protesto complicou o trânsito para quem precisou passar pelo início do Eixão Sul, em frente ao Banco Central (BC), e o Eixo Monumental - entre a Rodoviária e o Congresso. A concentração começou às 9h no Banco Central, com a lavagem simbólica da entrada e às 9h45 eles começaram a lavar as escadas do Banco Central, como um gesto simbólico. Por volta das 10h20, o grupo saiu em marcha até o Congresso.

Segundo informações do Batalhão Policial de Trânsito (BPTran), quatro faixas foram interditadas para o trânsito dos manifestantes e outras duas liberadas para os carros. Os motoristas precisaram diminuir a velocidade ao passar pela marcha, mas o excesso de pessoas e carros na via não causou engarrafamento, apenas lentidão, pois o horário de pico já havia terminado.

O protesto está sendo puxado por um trio elétrico, com um caminhão equipado com uma mangueira, que tem como função refrescar os manifestantes. Alguns fizeram questão de ficar ao alcance do jato de água, mas boa parte se dispersou. Ao chegarem ao Congresso, vários deles pularam dentro do espelho d;água. De acordo com o major Robalo, do BPTran, 12 policiais acompanham a marcha. Oito deles em motos e quatro em uma viatura.

Segundo a organização, a Marcha dos Estudantes deve reunir cerca de 20 mil universitários. Eles reivindicam, entre outros pontos, investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação, mais assistência estudantil e a melhoria das escolas e de todos os níveis de ensino, além de 50% do fundo social do pré-sal somente para o setor e a redução imediata dos juros.

Após a marcha, haverá sessão da Comissão de Direitos Humanos da Câmara em solidariedade à luta dos estudantes chilenos. A UNE participará também de uma audiência pública na Comissão de Educação do Senado sobre o Plano Nacional de Educação.