Com pipoca e refrigerante em mãos, muitos dos 450 alunos de colégios do Guará I e II terão a chance de ir ao cinema pela primeira vez nesta terça-feira (30/8). O acesso gratuito à essa experiência faz parte do projeto de inclusão cultural ;Vamos ao Cinema!”, e esta terça-feira (31/8) é a última sessão de 2011. São projetados os filmes que estão em lançamento. Nesta terça será exibido ;O Planeta dos Macacos;, às 8h30, nas salas do Cinemark no Píer 21.
Como parte da atividade, os estudantes terão a oportunidade de assistir a uma palestra com a cineasta brasiliense Daniela Marinho, com a intenção de enaltecer o cinema como atividade profissional. De acordo com a supervisora do Centro Educacional 3 do Guará, Ana Alice Ferreira, o que mais chamou a atenção durante a realização do projeto foi o fato de que haveria a chance dos alunos terem noção do mercado de trabalho na área cinematográfica. ;Isso é importante ainda mais para os alunos de 2; e 3; ano, porque eles estão em uma idade propícia para a descoberta do que querem ser e o que vão fazer como profissão. Dá mais opções para ter um olhar diferente sobre a profissão.;, comentou.
A coordenadora geral do projeto disse que o contato com o palestrante ajuda a compreensão da plateia sobre os bastidores do produto visto. ;Eles percebem que é uma oportunidade de vida e de trabalho, porque não têm noção da proximidade das atividades de costura e produção de cenário do cotidiano deles, assim como outras funções desenvolvidas. Muitos já fazem algo similar ou tem alguma habilidade;, explicou. Ainda segundo a coordenadora, este é o terceiro ano do projeto e até agora, já participaram cerca de 6 mil jovens e adultos. ;Existem adultos que participam e que nunca tinham tido a chance de ver um filme no cinema;, ressaltou.
Para a supervisora do CED 3, expectativa de amanhã não é só a chance de um passeio dos alunos. ;A atividade não é só recreativa. Os professores de português vão fazer um trabalho pedagógico e certamente irão cobrar uma discussão dos jovens e até mesmo uma chance de sociabilização;, afirmou. Serão 225 alunos do CED 3 acompanhados por dois coordenadores e seis professores.
Quem já foi
Segundo a supervisora pedagógica do Centro de Ensino Fundamental (CEF) da Estrutural, Maria José Goulart, que já participou do evento na semana passada com os alunos, a oportunidade valeu a pena por ter propiciado uma oportunidade jamais imaginada para os alunos do período noturno. ;Eles gostaram demais. Foi mesmo maravilhoso no sentido de nos oferecer essa chance de levar até mesmo alunos idosos, para ter o primeiro contato com o cinema;, contou.
Entretanto, Maria José citou alguns imprevistos que poderiam ter sido evitados. ;Ficamos sabendo qual seria o filme pouco antes de sairmos com os ônibus, se eu soubesse a sessão teria evitado de levar idosos, porque foi desconfortável para eles assistir um filme 3D. Mas os jovens adoraram;, afirmou.