Jornal Correio Braziliense

Cidades

A 16ª Festa do Morango de Brazlândia reforça a tradição da cidade

Evento de sucesso no calendário do DF, a Festa do Morango de Brazlândia deste ano promete. ;O mais importante é o morango, mas o evento também agrega diversão, complementa com comércio e até um pouco de artesanato. Tem morango in natura, sucos, licor, tortas;;, resume o vice-presidente da Associação Rural e Cultural Alexandre Gusmão (Acarg), Shoji Saiki. A 16; edição do evento, que é uma celebração do período de colheita do fruto, entre agosto e setembro, já está em cartaz. E com entrada franqueada ao público.

Os brasilienses vão poder se fartar com as novidades neste fim de semana e no próximo. Já na abertura oficial, um bolo de 16 metros de comprimento esperava os presentes. A expectativa é de que mais de 200 mil pessoas passem pela festa. Há 16 anos, um grupo de produtores da Acarg pensou na festa com o intuito de incrementar a produção de morangos, aproximar o produtor do consumidor e valorizar quem trabalha com o fruto na cidade. Paulo Norio Takaki, 55 anos, estava presente nesse momento.

Nascido em Atibaia (SP), cidade também famosa pela produção de morangos, ele aprendeu a cuidar desse tipo de lavoura com os pais. ;Nós começamos a festa. Eu trouxe a ideia e vingou. Antes, era uma festinha. A gente esperava que fosse crescer, mas não nessas proporções;, conta. Ele e sua mulher, Cecília Temi Takaki, mantêm a família há 30 anos com o dinheiro tirado desse cultivo. ;O clima aqui é bom. Graças ao nosso trabalho, nossos filhos estão todos formados. A chácara rende cerca de R$ 20 mil por mês;, conta. Paulo não hesita na hora de fazer o convite: ;O mais importante é lembrar que Brazlândia produz o melhor morango do Brasil;. A garantia vem de quem conhece o assunto. Durante a festa, ele espera vender cerca de 10 mil caixas com quatro bandejas cada.

[SAIBAMAIS]Preparação
Amanhã, a partir de 12h, será realizado o 7; Concurso de Receitas, nas categorias bebidas, sobremesas e tortas. Às 19h, haverá eleição da Rainha do Morango 2011. Além disso, o palco principal vai receber mais de 20 shows, entre eles, os de Henrique & Ruan, Paralamas do Sucesso e Chitãozinho e Xororó. Um espaço é destinado ao artesanato e outro aos quiosques com produtos derivados do morango. Também será realizado um encontro técnico para os produtores.

;Tenho que terminar de embalar logo os morangos para ir para a festa;, disse a produtora Hatuyo Kanno Takagi, 55 anos. Helena, como é conhecida, foi feirante em Campinas com o marido, Yusuke Takagi ; ou Sílvio ;, 62. O casal resolveu vir para o Distrito Federal em 1986 e passou a plantar verduras. Mas, em 1991, o passado falou mais forte na vida da família. ;O Sílvio nasceu no meio dos morangos. O pai dele é morangueiro;, conta Helena. A renda principal da chácara Sol Nascente, entretanto, vem da goiaba, que pode ser colhida durante o ano todo, enquanto o período de baixa da produção coincide com a safra do morango.

De acordo com o gerente da Emater Brazlândia, Rodrigo Teixeira Alves, o cultivo do morango participa com R$ 20,5 milhões do Produto Interno Bruto (PIB) da cidade. ;Com 130 hectares de morango plantado, ele é importante na economia porque repercute no comércio, agências bancárias, compra e venda de prédios. Se você avaliar, essa cultura realmente produz bastante;, calcula.

Segundo Alves, o DF é o sétimo produtor brasileiro de morango, número representativo, se considerado o tamanho da região. São 140 produtores e 1,3 mil empregos diretos, responsáveis por uma média de 40 toneladas por hectare. ;Brazlândia também produz hortaliças folhosas, beterraba, cenoura e outros gêneros, mas o morango é a hortaliça mais cultivada. É também o que tem dado renda ao produtor;, complementa Rodrigo.

Com tanto morango, opção é o que não falta para consumir o produto. ;Dá para fazer uma salada verde com folhas variadas e trocar o tomate pelo morango. A troca também pode ser feita no molho do macarrão. Batendo morangos, água, açúcar e alecrim fresco, temos um suco afrodisíaco. Substituindo a água e o açúcar por soda limonada light, fica adequado para diabéticos;, sugere Sônia Lemos, técnica em economia doméstica da Emater. Quem for à festa poderá ter mais dicas.

Confira a programação completa dos shows