Será realizada neste sábado (20/8) uma campanha de vacinação antirrábica em áreas rurais do Distrito Federal. Os postos funcionarão de 9h às 17h em vários pontos distribuídos por 15 regiões administrativas. A expectativa é de que 30 mil cães e gatos sejam imunizados. No ano passado a campanha vacinou cerca de 14 mil animais.
A Secretaria de Saúde do DF, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF) e a Secretaria de Agricultura se uniram para realizar a ação. Cerca de 600 servidores irão atuar na campanha, que será realizada em 190 localidades ; como postos de saúde, escolas e associações de moradores ; de Planaltina, Taguatinga, Sobradinho, Paranoá, Park Way, São Sebastião, Gama, Santa Maria, Lago Norte, Samambaia, Estrutural, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Ceilândia e Brazlândia.
Para a primeira dose é recomendado que os animais recebam um reforço 30 dias depois. Os demais animais devem tomar a vacinação anual. Apenas um caso de raiva humana foi registrado desde 1978 e o último caso de raiva canina, em 2001.
Raiva
A raiva se trata de um vírus que se aloja na saliva do animal infectado. Para o ser humano, ela é transmitida por mordida, arranhões ou lambidas de animais doentes. Caso o animal apresente sintomas, ele deve ficar em observação por dez dias, recebendo comida e água normalmente. Caso haja alteração no comportamento, deve-se entrar em contato com a vigilância ambiental pelo telefones 3341-2456, 3341-1900 ou 160.