Jornal Correio Braziliense

Cidades

Técnicos de radiologia da rede pública entram em estado de greve

Os técnicos de radiologia da rede pública de saúde do DF entraram em estado de greve nesta sexta-feira (12/8). A categoria reivindica o cumprimento dos itens do acordo feito com a Secretaria de Saúde em abril deste ano, que garantia direitos como a aplicação de jornada de trabalho de 40 horas semanais, realização de concurso público para a área e adicional de insalubridade.

[SAIBAMAIS]Segundo o vice-presidente do Sindicato de Técnicos e Auxiliares em Radiologia (sintar-DF), Ubiratan Gonçalves Ferreira, o concurso público, que prometia 400 vagas a profissionais da área, foi realizado mas atendeu somente 90 técnicos. O adicional de insalubridade está entre as principais reivindicações do grupo. "Como nós trabalhamos com equipamento que oferece risco à vida do profissional, temos o direito, por lei, a esse adicional", afirma.

De acordo com Ubiratan, a categoria tem uma reunião marcada com representantes da Secretaria de Saúde na próxima segunda-feira (15/8) para tratar do assunto. A assessoria de imprensa do órgão disse que só vai se manifestar após o encontro.