Quem visitar o Zoológico de Brasília nos próximos dias terá surpresas. Há novos habitantes na casa: quatro lobos-guará recém-nascidos, um pequeno tamanduá-bandeira e três bebês emus (ave australiana semelhante à ema). Eles devem chamar a atenção do público e arrancar suspiros de quem gosta de filhotes. Os lobos-guará podem demorar um pouco mais para ser vistos. Nos primeiros dias de vida, eles se mantêm escondidos em tocas durante a maior parte do tempo. Ficam separados dos adultos, para não serem atacados pelos machos. Os outros já estão mais desinibidos e podem ser visitados.
Todos os filhotes nasceram de forma natural, sem necessidade de reprodução assistida. Com os quatro exemplares mais recentes, somam-se nove lobos-guará naturais do Zoo de Brasília. A espécie corre risco de extinção. Órgãos que desenvolvem atividades ambientais, entre eles a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), estudam até a possibilidade de clonagem desse animal para salvá-lo. Os pequenos nasceram no dia 25 último e já ganharam nomes: Carol, Mari, Pluto e Scooby.
Os pais dos quatro lobos chamam-se Lobinho e Ully e estão se reproduzindo pela segunda vez no zoo. O macho chegou com a pata fraturada, vítima de atropelamento. A fêmea, Ully, é resultado do projeto de conservação. O tamanduá- bandeira filhote nasceu há 20 dias. Passa as horas agarrado à mãe. Ele ainda não ganhou nome. Há 18 tamanduás-bandeira no Zoológico de Brasília. ;Já pensamos até em doar alguns para outras unidades de conservação, para evitar a superpopulação;, disse o biólogo Tiago Carpi.
Os emus ainda estão dentro de um cercado, no recinto das aves. Nasceram quatro filhotes, mas um morreu pouco depois. Os outros três ficam sob os cuidados especiais do pai. É o macho do casal quem choca os ovos e protege as crias. ;A gente não deixa os filhotes soltos porque pode chegar um gavião e comê-los;, explicou o tratador Davino Cardoso, 72 anos, 44 deles dedicados aos cuidados com os bichos do zoo. ;Eu já fui caçador de emas, na Bahia. Depois desse emprego, tenho outra relação com os animais;, afirmou Davino, que de predador se tornou protetor.
Investimento
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos prometeu reforçar o orçamento do Zoológico de Brasília para 2012. O local fará parte de um roteiro de lazer especial, criado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) e pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) para a Copa do Mundo de 2014. ;Quando o visitante chegar a Brasília, onde esperamos receber a abertura da Copa, vai ganhar um roteiro de passeios. O Zoológico estará na lista. Por isso, precisamos de melhorias. Queremos que esse seja um dos melhores zoológicos do mundo. Será um legado deixado por esse evento para os brasilienses;, explicou o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Brandão. Ele não especificou as mudanças nem os valores previstos no orçamento.