Para os apreciadores dos prazeres da boa mesa, trata-se do paraíso. Em seu segundo dia, a feira gastronômica Brasília Gourmet ; Ícones da capital atraiu mais de 2 mil pessoas, entre as quais era possível encontrar desde curiosos e cozinheiros de fim de semana até chefs ansiosos por aprender novas técnicas e pratos com os nomes mais estrelados do ramo. Havia ainda crianças assimilando desde cedo as cores, as texturas e os sabores da culinária. A expectativa é que até o encerramento, às 17h de hoje, 5 mil visitantes tenham passado pelo espaço Unique Palace, no Setor de Clubes Sul, onde é realizado o evento.
O Brasília Gourmet é dividido em duas vertentes. Uma delas são os workshops destinados aos adultos e aos pequenos. Para participar deles, é preciso ter feito inscrição. As vagas estão esgotadas. A outra atração da feira é um passeio pelos 15 estandes, em que expositores oferecem quitutes para venda e degustação.
A experiência contenta tanto os olhos como o paladar. Que o diga o funcionário público Paulo Antônio Lima Costa, 44 anos. Acompanhado da filha, Luísa Freitas Costa, 16, ele provou queijo de leite de cabra, tanto puro quanto misturado com ervas finas. ;Vim para conhecer, pois me interesso por gastronomia. Achei o queijo diferente. É bem mais macio e arenoso do que o de leite de vaca;, opinou.
A comida escolhida por Paulo era a novidade dentre as disponíveis ontem para que as pessoas pudessem experimentar. Produzido pelo criador de cabras e aves Armando Rollemberg, o produto nem foi para o mercado ainda. ;Estamos iniciando o processo de degustação para lançamento da nossa linha, sob a marca Caipira Chique;, contou ele, que tem um sítio em Luziânia (GO). A intenção dele, que fornece gansos e faisões para revenda, é se tornar fornecedor de restaurantes locais.
Crianças
O almoço para os frequentadores do Brasília Gourmet, que no ano passado ficou por conta de Alice Mesquita, do restaurante Alice Brasserie, nesta edição é servido pelo Lagash e teve receitas elaboradas pela chef Fátima Hamu. As refeições disponíveis no cardápio são todas pagas.
Este ano, a dona do Brasserie participou do evento de maneira diferente, mas igualmente gratificante. Alice Mesquita foi uma das chefs que ministrou as aulas de culinária para crianças. Sua oficina foi a de finger food (algo parecido com ;comida de dedo;, em uma tradução livre), termo usado para se referir a pratos rápidos e fáceis de preparar. Com formação original em letras e ex-mestra de alfabetização, ela sentiu-se em casa ensinando os pequenos.
;Acho superimportante elas entenderem que dá para fazer coisas simples e saudáveis em casa, em vez de irem para o fast food comer sanduíche. Fiz questão de apresentar pratos sem excesso de sal ou açúcar, tudo grelhado ou assado;, relatou a chef, que orientou as crianças no preparo de canapé com maionese de ervas, salmão defumado e ovo de codorna; minissalsicha assada com mel e gergelim; e espetinho de frango marinado ao açafrão, suco de limão, azeite e sal, acompanhado de molho rosé.
O chef Marco Veronese também ficou animado com o trabalho feito com meninos e meninas. ;Eles fizeram tudo, abriram a massa pré-cozida e montaram duas pizzas;, comentou, impressionado. Ele ensinou a feitura das pizzas marguerita e banana com canela. Luana Berredo, 6 anos, surpreendeu-se com a própria habilidade. ;Eu achei que nenhuma criança podia cozinhar. Hoje, eu vi que pode;, entusiasmou-se.
Fique atento
Confira a programação do último dia do Brasília Gourmet ; Ícones da capital
Aulas para adultos
; Risoto italiano
10h às 11h
Jozyanne Costacurta
; Polenta ao molho de linguiças regado ao azeite e parmesão
11h30 às 12h30
Anamaria Toscano
; Parfait de figos, tâmaras e nozes com calda de chocolate e framboesa
14h às 15h
Renato Ialenti
Workshops
; Especial Ceviche
10h às 11h
David Lechtig
; Cupcakes
11h30 às 12h30
Ricardo Arriel
; Minitortas
14h às 15h
Karim Schneider
; Torta Bourdaloue
15h30 às 16h30
Daniel Briand
Aulas para crianças
; Cozinha divertida
10h às 11h
Dudu Camargo
; Cupcakes divertidos
11h30 às 12h30
Daniela Loyola
; Cozinha mágica
14h às 15h
Diego Koppe
Concurso
Novos talentos competirão na categoria melhor sobremesa
15h30 às 17h