Jornal Correio Braziliense

Cidades

Seca prolongada faz Defesa Civil manter estado de atenção no DF

A Defesa Civil manteve nesta sexta-feira (5/8) estado de atenção e alerta no Distrito Federal por conta da baixa umidade relativa do ar. Isso porque durante vários dias seguidos os números variaram entre 35% e 20%.

Segundo Manoel Rangel, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia, os piores dias foram segunda (1/8) e terça-feira (2/8), quando a umidade chegou a 19%. Hoje, ela ficou em 27% nas horas mais quentes do dia.

Rangel explica que a baixa umidade do ar é muito comum nesta época do ano, quando uma massa de ar seco predomina na região. ;O inverno no Centro-Oeste é muito característico, com passagens de ar polar com queda de temperatura e uma massa de ar seco que faz cair a umidade;, detalha o meteorologista.

E a tendência é que a situação fique ainda pior, entre agosto e setembro. ;No terceiro e último mês do inverno, a situação se torna ainda mais crítica. É quando começam as queimadas e as fuligens sujam a atmosfera gradativamente, o que piora a qualidade do ar;. Vale lembrar que nessa mesma época, nos anos de 2002 e 2004, a umidade caiu a 10%.

Por conta da baixa umidade, a Defesa Civil alerta para alguns cuidados básicos com a saúde: evitar atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h; umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas ou até mesmo recipientes com água; permanecer em locais protegidos do sol e consumir bastante água e outros líquidos.

É preciso lembrar ainda que o tempo seco aumenta o risco de incêndios florestais. Por isso a população é orientada a não jogar pontas de cigarros nas ruas e nem fumar em locais onde exista vegetação densa. Os pais devem cuidar para que os filhos não brinquem com isqueiros e fósforos, principalmente próximos a vegetações. Se houver necessidade de fazer queimadas de plantio ou de lixo, a orientação é entrar em contato com o Corpo de Bombeiros e com o Ibama.

O que é umidade relativa do ar

A umidade relativa do ar é a quantidade de vapores de água existentes na atmosfera. Segundo o meteorologista Manoel Rangel, em época de chuva esses números ficam saturados, com a umidade chegando a 99%. Quando para de chover, esse valor vai diminuindo até chegar a índices bem baixos, como nos meses de seca.

Quando a umidade relativa do ar fica em torno de 20%, quer dizer que só um quinto da atmosfera, naquele local, contém vapores de água. ;A situação mais confortável é quando a umidade está acima de 50% e a temperatura em torno de 25%;, diz o meteorologista.

Previsão para o fim de semana
Neste fim de semana o clima deve continuar seco, com a umidade relativa do ar variando entre 65% e 20%. A temperatura também deve seguir a linha dos últimos dias, com a mínima na madrugada em torno de 13;C e a máxima de 27;C.