A partir desta terça-feira (26/7), os moradores das áreas rurais do Distrito Federal terão acesso ao passe livre estudantil e ao transporte dos Portadores de Necessidades Especiais (PNEs). A mudança foi publicada no Diário Oficial do DF pela autarquia Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans).
O benefício é resultado da inserção da bilhetagem automática no transporte rural do DF. Atualmente, a região rural conta com 83 linhas em operação e nenhuma delas oferecia os direitos assegurados por lei. Segundo a assessoria de comunicação do DFTrans, as novas catracas eletrônicas também beneficiarão os trabalhadores que recebem vale transporte ou Cartão Cidadão.
As linhas incluídas no benefício do passe livre estudantil e do PNE são as de Planaltina, Sobradinho, Gama, Park Way, Brazlândia, Ceilândia, Paranoá, Núcleo Bandeirante, Taguatina e São Sebastião. Os usuários do transporte público que já tinham o benefício nas linhas urbanas devem se dirigir a algum posto do DFTrans e acrescentar as linhas rurais utilizadas. Quem ainda não é beneficiário, deve fazer o cadastro normalmente junto ao DFTrans, informando também as linhas rurais.
O DFTrans alerta para o fato de que apenas os ônibus serão incluídos no sistema, as vans que trafegam nas regiões rurais não receberão as catracas eletrônicas.