Jornal Correio Braziliense

Cidades

Noventa casas já foram desocupadas na Estrutural. Prazo termina na sexta

Cerca de 90 moradias foram desocupadas nas quadras sete e oito do Setor Oeste da Estrutural, desde a última semana. A Justiça determinou que os invasores deixem as residências até a próxima sexta-feira (29/7). As famílias que saírem de forma voluntária serão cadastradas nos programas de habitação do Governo do Distrito Federal (GDF), mas quem permanecer após o prazo será excluído automaticamente.

A expectativa é que a maioria das casas seja descocupada até o dia 29, segundo informações do secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF, Rafael Oliveira. "Eu acredito que as pessoas deixarão as moradias. Estive no local no último sábado (23/7) e conversei com muitas famílias. A vontade delas é permanecer até a sexta-feira, mas desocupar e serem cadastradas nos programas do governo", explicou.

O secretário acredita que as famílias irão utilizar o prazo de cinco dias concedido pela Justiça. "Eles sairão de forma pacífica e penso que não haverá maiores problemas. Eles têm consciência que a situação se tornou irreversível e o fato de dialogarmos ajudou na negociação".

Mas os moradores contestam as informações do secretário. Segundo eles, a decisão judicial apresentada na última semana não é válida, já que não tinha carimbo e nem assinatura. As famílias prometem continuar a ocupação, já que estão esperançosas que o governo dê atenção à causa delas.

Agentes da Secretaria de Habitação que estão no local, informaram que nesta segunda-feira ninguém foi até o posto montado na região para informar que irá deixar a residência.

No total, são 316 moradias na Estrutural e as residências desocupadas são automaticamente lacradas por agentes da Secretaria da Ordem Pública e Social do DF (Seops) e da administração regional. A Polícia Militar está no local desde a última quarta-feira (20/7) para garantir a segurança tanto dos servidores do governo quanto das pessoas que estão nas moradias.