Jornal Correio Braziliense

Cidades

Casas da Estrutural devem ser desocupadas por invasores em até cinco dias

As 316 casas ocupadas de maneira irregular devem ser desocupadas pelos invasores em até cinco dias. O prazo foi determinado pelo juiz da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento e Fundiário do DF na noite de quinta-feira (21/7). A liminar havia sido apresentada na tarde do mesmo dia pelo procurador-geral do DF, Rogério Leite Chaves.

A reintegração de posse deverá ocorrer voluntariamente, do contrário serão utilizadas forças públicas necessárias. De acordo com a assessoria do Governo do Distrito Federal, o magistrado considerou em sua decisão que a necessidade de moradia desses ocupantes não pode autorizar o ;retrocesso da humanidade ao tempo da força bruta;. O GDF alegou que a invasão representa um risco para as intenções de regularizar a Vila Estrutural, assim como o andamento de toda a política habitacional do DF.

Histórico

Parte das casas populares invadidas por um grupo de pessoas já está disponível para o uso de 64 famílias habilitadas. O sorteio, feito pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab), apontará o novo endereço de cada família. A publicação do diário oficial do Distrito Federal desta quinta-feira (21/7) trazia uma lista de 137 famílias selecionadas pelo Projeto Integrado Vila Estrutural (PIVE). Isso ocorreu depois da comoção envolvendo a invasão de 316 casas do projeto. Outros 184 candidatos estão em processo de seleção.

[SAIBAMAIS]O PIVE faz parte do Projeto Brasília Sustentável e os recursos utilizados para as construções vieram do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), destinado à regularização fundiária e reassentamentos e, portanto, pertencem ao Governo Federal.