Jornal Correio Braziliense

Cidades

Barracos de manifestantes do MTST são derrubados na BR-070


Uma operação realizada por volta das 12h desta segunda-feira (18/7) derrubou os barracos montados por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) no terreno localizado às margens da BR-070, depois de Ceilândia, na pista sentido Plano Piloto. Participaram da ação cerca de 140 agentes da Secretaria de Estado de Ordem Pública Social (Seops), da Agência de Fiscalização do DF (Agefis), além da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) e do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

[SAIBAMAIS]A ação foi pacífica e durou quarenta minutos. Apenas um dos barracos, que era usado como uma espécie de cozinha para as 100 famílias que estão no local, foi preservado. Isso porque os manifestantes fizeram um abraço coletivo, pedindo para que ele continuasse de pé.

Apesar da operação, os responsáveis pelo movimento garantem que vão continuar no local. Eles questionaram as derrubadas com o argumento de que a área ocupada é privada. Já a assessoria de imprensa da Seops informou que é área pública e pertence ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).