Jornal Correio Braziliense

Cidades

Comissão Especial vai investigar denúncias na prefeitura de Alexânia

Denúncias envolvendo a administração da prefeitura de Alexânia (GO) resultaram na aprovação, por cinco votos contra três, da abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), por parte de vereadores locais. O requerimento para a abertura da comissão foi votado na quarta-feira (13/7), às 20h, pelo plenário da Câmara Municipal de Alexânia.

De acordo com a assessoria da prefeitura, os itens que constam no requerimento serão analisados para que possam ser apresentadas as devidas explicações e justificativas. Entre as denúncias estão desde acusações de desvio de dinheiro do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), até superfaturamentos de notas de compras de remédios por parte da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo o vereador Warlei Gouveia, que votou a favor do requerimento, as denúncias vêm acontecendo há alguns meses. ;Isso irá servir para averiguar irregularidades na administração ligada à prefeita de Alexânia. E alguns dos temas da investigação serão em relação à compra de combustível e merenda escolar;, explicou.

Para o presidente da Câmara Municipal, Evandro Cardoso, um dos motivos apresentados pelos vereadores para abrir uma CEI é que tem entrado muitas verbas no município e o benefício não está claro para a comunidade. ;A busca é descobrir onde está sendo aplicado esse dinheiro e os vereadores não tem obtido resposta;, afirmou.

O vereador Antonio Gomes Roriz, que votou contra a aprovação, acredita que não há motivos suficientes. ;Votei contra porque eu não vejo motivo para a abertura de uma comissão. Os vereadores podem fazer uma investigação pessoal;, disse.

O vereador Josimar Félix de Pontes, um dos responsáveis por encabeçar a proposta, explicou a necessidade da CPI para esse caso. ;Ela tem uma função mais estratégica, mais investigativa, ela pode aprofundar, pode fazer quebra de sigilo, requerer documentos, é mais forte;, afirmou. ;Agora a gente vai poder dar uma satisfação à população porque a prefeita está se omitindo muito durante a sua administração. Em contrapartida, a arrecadação demonstra crescimento maior, algo em torno de 4 milhões, o que equivale a um aumento de mais de 25% ao ano anterior e mesmo assim não há nenhuma perspectiva de obra;, concluiu.