Embora falte mais de um mês para o fim do período de frio, o varejo do Distrito Federal já colocou os estoques de inverno em liquidação. Desde a primeira semana de julho é possível ver anúncios de descontos de até 70% no comércio tanto de rua quanto de shopping. As promoções começaram um pouco mais cedo do que em outros anos, pois tradicionalmente se iniciam em agosto ou na segunda quinzena de julho. Para representantes do setor, o adiantamento está relacionado a duas questões. Primeiro, à urgência de desovar os estoques, difíceis de vender com as temperaturas altas que imperam no cerrado com mais frequencia do que as baixas. Segundo, à necessidade de sacudir as vendas em uma época morna em razão das férias de meio de ano, que esvaziaram a cidade.
;O comércio vive baseado em datas comemorativas e promoções. Em 2011, houve antecipação dos dias de frio. Os comerciantes compraram se preparando para um inverno intenso. Mas começaram a surgir conversas de que não duraria tanto. O frio em Brasília passa muito rápido e qualquer excesso no estoque faz diferença. Então, as liquidações que seriam para agosto foram adiantadas. É uma forma de aumentar o capital de giro para a primavera;, analisa Adelmir Santana, presidente da Federação do Comércio de Bens, Turismo e Serviços do DF (Fecomércio-DF).
Estratégia
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista), Antônio Augusto de Moraes, explica a estratégia de vendas em plenas férias de julho. ;Para aquecer a procura, os lojistas colocam em promoção produtos de inverno como edredons, cobertores, mantas, roupas e sapatos; e anexam alguns artigos de verão de coleções passadas;, diz. Moraes destaca, entretanto, que realmente o movimento de liquidação começou um pouco mais cedo este ano. ;O normal seria a partir da metade de julho ou início de agosto. Talvez a demanda não tenha correspondido às expectativas. As lojas precisam baixar seus estoques para receber a linha de primavera;, afirma.
Na loja de calçados femininos onde Maria Glauberta é gerente, todo o estoque foi colocado em promoção, com descontos que variam de 5% a 50%. ;Não está tão frio, então a maioria dos lojistas já adiantou as liquidações;, informa a comerciária.
A médica veterinária Francielle Borges Kuchminski, 34 anos, que foi ao estabelecimento escolher uma bota, conta que costuma aproveitar as liquidações. ;Normalmente, compro em época de promoções. Para mim, o que conta é conforto, preço e bom gosto. Não faço questão de comprar assim que chega uma coleção nova. A bota estou levando por necessidade, porque farei uma viagem para Curitiba;, comenta.
Redução de estoques
Alba Silva de Oliveira, vendedora de uma loja de roupas, relata que os proprietários adotaram a estratégia de fazer um mix de promoção dos modelos de inverno e dos remanescentes do verão. ;Os descontos vão de 20% a 50%;, diz. ;O frio só durou uns 15 dias. Temos que aproveitar para baixar o estoque enquanto não volta a ficar quente;, acrescenta.
Na loja de moda feminina onde trabalha a subgerente Josilene Santana Rodrigues, em um shopping da cidade, não houve grande elevação no movimento de clientes em razão da chegada do inverno. ;As vendas estão mais ou menos na mesma base do ano passado;, conta a funcionária do estabelecimento, que anuncia descontos de até 70%.
As liquidações não estão restritas ao segmento de vestuário e calçados, mais diretamente afetado pela alternância das estações do ano. A loja de produtos de beleza onde trabalha o gerente Adriano Alves está com metade do estoque em promoção há 15 dias, com abatimentos de 10% a 50%. ;Muitas lojas estão em liquidação por causa do mês de férias. A gente tem que acompanhar o restante do comércio;, justifica.
O advogado especialista em direito do consumidor José Geraldo Tardin, presidente do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec), orienta os compradores a analisarem as ofertas com cuidado. ;Se o produto entra em promoção e a loja ainda divide em três vezes o valor, você não está fazendo uma boa compra;, diz.
Fique atento
Confira algumas dicas para melhor aproveitar as liquidações:
; Dê preferência às peças que você já estava de olho quando a loja ainda não estava na promoção e acabou não comprando. Essa é a chance de tê-las em seu armário
; Escolha modelos mais clássicos. Cuidado ao comprar peças de tendência: elas podem estar fora de moda no próximo ano.
; Atenção aos pequenos defeitos, principalmente em bazares e saldões. Pense se vale mesmo a pena levar a peça.
; Planejar o quanto você vai gastar é interessante para não sair comprando tudo o que vê pela frente
; Verifique se o preço realmente compensa. Há lojas que aplicam o desconto anunciado sobre valores acima da média de mercado; ou seja, o produto em ;promoção; continua caro. Para não cair no truque, pesquise a média de preço de artigos do mesmo modelo e qualidade.