Jornal Correio Braziliense

Cidades

Operação remove 11 casas no Recanto das Emas e Sobradinho II

O Comitê de Combate ao Uso Irregular do Solo atuou, nesta terça-feira (12/7), no Núcleo Rural Monjolo, no Recanto das Emas, e na Vila Buritis em Sobradinho II. A equipe removeu, no primeiro local, 10 edificações em madeira, 400 metros lineares de cerca de arame, três estruturas de madeira, uma baia e um chiqueiro. Na Vila Buritis, uma casa em madeira e um muro em alvenaria foram retirados por falta de licença para construção.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops), a equipe também entupiu quatro fossas e aterrou uma cisterna no Recanto das Emas. Além disso, sete caminhões foram utilizados para recolher o entulho da área. A Companhia Energética de Brasília (CEB) ficou responsável por retirar 300 metros de fios elétricos clandestinos do local.

A assessoria de imprensa da Seops informou que o Núcleo Rural Monjolo possui diversas chácaras que pertencem ao Governo do Distrito Federal (GDF) e que a área é destinada para assentamento de famílias do DF. Participaram da ação 60 servidores da Seops, Agência de Fiscalização (Agefis), Terracap, Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa), CEB, Polícia Militar, Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e Corpo de Bombeiros.

Já na Vila Buritis, a ação foi realizada em conjunto entre a Seops e Agefis. A obra removida estava erguida em um lote a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab), destinado às famílias moradoras da Vila Rabelo. Desta ação, participaram 40 servidores da Seops, Agefis, Terracap, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.