Jornal Correio Braziliense

Cidades

Defesa Civil emite alerta de atenção por baixa umidade relativa do ar

A Secretaria de Estado de Defesa Civil do Distrito Federal informou, nesta sexta-feira (8/7), que o Distrito Federal encontra-se em estado de atenção por causa da queda da umidade relativa do ar na última semana. A Defesa Civil emitiu o alerta porque a umidade está em torno de 26%.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a escala para a umidade relativa do ar como de atenção (20% a 30%), alerta (12% a 20%) e alerta máximo (abaixo de 12%).

De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, um regime de plantão para os agentes de Defesa Civil será adotado, além do acompanhamento de horário das leituras de avaliação das condições meteorológicas e umidade relativa.

Cuidados
A orientação é para que as pessoas não fiquem expostas ao sol nos horários mais quentes do dia, bebam bastante água, utilizem hidratante, tomem cuidado com os olhos, entre outras. Também é importante umidificar o ambiente e permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas.

A Defesa Civil aproveita para alertar à população sobre como evitar incêndios florestais, que também aumentam com a umidade baixa:

- Não jogar pontas de cigarro ou fumar em locais onde exista vegetação densa;

- Evitar fazer fogueiras em acampamentos ; caso seja realmente preciso, ficar sempre alguém vigiando o fogo e apagá-lo antes de se afastar do local;

- Monitorar e orientar as crianças para não brincarem com isqueiros ou fósforos perto de vegetações, principalmente; se necessário queimar plantio ou lixo, entrar em contato com o Corpo de Bombeiros e com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para orientações;

- Não deixar garrafas ou pedaços de vidro perto das vegetações.