Jornal Correio Braziliense

Cidades

Bombeiros confundem treinamento com ocorrência de acidente em Ceilândia

O treinamento de rotina do quartel do Corpo de Bombeiros de Ceilândia, envolvendo uma batida entre dois carros no Setor de Indústrias da cidade, confundiu a própria corporação com um acidente real. A Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) dos Bombeiros chegou a registrar a ocorrência na tarde desta sexta-feira (8/7), indicando que uma das vítimas estaria em estado grave.

De acordo com o tenente Paulo Sergio, do Ciade, a confusão aconteceu por falta de comunicação. ;Normalmente eles passam um ofício avisando, mas dessa vez eles pegaram a gente com as calças arriadas;, contou. Ainda segundo o tenente, a simulação recriou um acidente para testar a agilidade dos bombeiros. ;Isso é para avaliar o tempo reposta e procedimento de atendimento;, explicou.

O major Romério Fernandes da Silva, do Corpo de Bombeiros de Ceilândia, explicou que, para o sucesso do treinamento, os militares da Ciade não podem saber da informação. ;Eu começo ligando diretamente para o atendente da Ciade para ter condições de auferir se a solicitação está sendo repassada para o Corpo de Bombeiros e quanto tempo eles demoram para se deslocar até o local;, explicou. O major disse ainda que o objetivo do treinamento é diminuir cada vez mais o tempo do atendimento. ;A questão de não informar para todos na Ciade é justamente para dar mais veracidade e computar o tempo resposta;, contou.