A Organização Não Governamental (ONG) Rodas da Paz promoveu, nesta manhã de sexta-feira (8/7), o primeiro curso de formação de "motoristas cidadãos". O objetivo é despertar nos motoristas maior consciência em relação aos ciclistas e pedestres e, também, em relação a convivência entre esses meios de transporte. "O motorista precisa ter noção de como é usar bicicicleta nas vias e como se comportar nessa relação. Esses são conhecimentos que não são ensinados no cursos de motorista", explica o presidente da ONG, Uirá Lourenço.
O curso de hoje, que foi ministrado no parque da cidade, foi o primeiro promovido pela ONG. Mas segundo Lourenço, eles pretendem aumentar o número dessas oficinas de capacitação. "Estamos vendo uma parceria com o Detran e o governo. Além disso, criamos no curso multiplicadores, queremos que essas pessoas disseminem o conhecimento para outras", explica o presidente.
A oficina tem duração de duas horas e é divida em duas partes: a teórica e a prática. Primeiro é feito uma prova para testar os conhecimentos dos participantes, depois eles estudam a mobilidade do DF e a legislação (código de trânsito e leis distritais). Em seguida, os motoristas fazem um passeio de bicicleta e encerram com uma outra prova. "É importante falar que eles precisam manter uma distância determinada dos ciclistas, dar preferência na via, reduzir a velocidade, entre outros pontos, tudo isso está no código de trânsito e é desconhecido pelos motoristas", diz Lourenço.
Sete pessoas participaram do curso de hoje, entre eles, motoristas de ônibus e táxis.
Ainda não há data marcada para uma nova formação, mas o presidente da ONG garante que continuará fazendo ações nesse sentido. "Vamos continuar lutando pelo transporte mais seguro, com menos mortes. E ainda tentar valorizar o transporte saudável para que os motoristas possam deixar de usar o carro para optar pela bicicleta", finaliza Uirá Lourenço.