O Comitê de Combate à Pirataria do Distrito Federal iniciou, nesta manhã de sexta-feira (8/7), uma operação contra sonegação fiscal e pirataria na Feira dos Goianos do Recanto das Emas. Já foram recolhidos o equivalente a quase três caminhões baú de mercadorias com irregularidades, segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Fazenda.
Esta é uma das primeiras operações integradas entre a Secretaria de Fazenda, a Secretaria de Ordem Pública e Social (Seops) e a Delegacia de Ordem Tributária, que fazem parte do Comitê. A operação conta com o apoio da Polícia Militar.
O objetivo desse tipo de ação é dar continuidade ao novo modelo de fiscalização do DF. A operação desta sexta-feira trata de uma irregularidade já constatada pela secretaria no ano passado. O órgão verificou durante inspeções que os feirantes vendiam mercadorias sem nota fiscal e produtos piratas. A secretaria chegou a cancelar a inscrição da feira e na época fez uma ação para orientar os comerciantes.
Neste ano, após constatar que a organização da Feira dos Goianos não havia providenciado as mudanças exigidas, a Secretaria de Fazenda optou pela apreensão dos itens irregulares vendidos nos 96 boxes. Os principais produtos são roupas, bolsas e calçados.
Participam da operação 55 servidores da Fazenda, 17 da Seops, 16 agentes da DOT e 15 policiais militares. Ao final da ação, os caminhões serão levados para um galpão da Secretaria onde será feita a contagem dos produtos e serão determinada multas de acordo com cada caso, segundo assessoria.