Os semáforos do Eixo Monumental, do Memorial dos Povos Indígenas até a catedral Rainha da Paz, nos dois sentidos, voltaram a funcionar por volta das 19h20 desta terça-feira (5/7). Problemas com o cabo de energia dos sinais causaram os transtornos que começaram por volta das 14h. Contradições entre a Companhia Energética de Brasília (CEB) e o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), que discordavam em relação a quem deveria resolver o problema, seguiram durante toda a tarde. De acordo com a assessoria de imprensa da CEB, a equipe da Novacap fazia um trabalho no local e foi responsável pelo rompimento do cabo.
Para evitar acidentes, os retornos neste trecho do Eixo Monumental foram fechados. De acordo com a Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) da Polícia Militar do DF, até as 19h os semáforos continuavam inoperantes e a equipe do Detran-DF permanecia no local para controlar o fluxo de carros na via, nos dois sentidos.
As contradições nas informações começaram assim que o problema foi detectado. A CEB informou que não houve nenhum tipo de queda de energia na região, portanto não seria responsável por resolver o problema. Enquanto isso, o Detran-DF disse que a Sitran, empresa terceirizada responsável pela manutenção dos semáforos, aguardava a equipe da CEB para que os ajustes fossem feitos.
[SAIBAMAIS]De acordo com a assessoria de imprensa da CEB, o Detran-DF fez um pedido para que a energia fosse desligada no local e a Novacap pudesse consertar o cabo que alimenta a energia dos semáforos. A CEB teria feito o serviço por volta do fim da tarde desta terça, religado o fornecimento de energia, e o Sitran deveria restabelecer o funcionamento do semáforo, o que não até o fechamento desta reportagem, às 19h.