Jornal Correio Braziliense

Cidades

Bombeiros registram 22 focos de incêndio no fim de tarde desta terça-feira

O Corpo de Bombeiros registrou, somente no fim da tarde desta terça-feira (5/7), 22 focos de incêndio no Distrito Federal. De acordo com a Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) dos bombeiros, até as 17h30, todos estavam em andamento. Outras ocorrências já foram finalizadas pela equipe, no entanto, a Ciade não soube precisar quantas chamadas foram atendidas durante todo o dia.

Ainda segundo a Ciade, todos os focos de incêndio atendidos são de pequenas e médias proporções no cerrado. Há 11 viaturas de combate a incêndio florestal destinadas somente a essa atividade, que se revezam para atender aos chamados.

Confira alguns dos locais onde o Corpo de Bombeiros atua no fim desta tarde:

Taguatinga
São Sebastião
Samambaia
Brasília ; SIA trecho 4
Samambaia - QR 117/119
Ceilândia - QNR 3
Lago Norte - ML 7
Guará II em frente à Quadra 16
Assentamento Betinho Conjunto B chácara 45
Condomínio Privê da Morada
Brazlândia - Incra 9 e 7
Brazlândia - perto da Radiobrás
Sobradinho II - Condomínio Vila Rosada
Taguatinga - Br 070 altura da M Norte
Vila Estrutural na área do exército
Sobradinho - Condomínio RK
Park Way - quadra 17

Umidade a 23%

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afirma que a umidade relativa do ar nesta terça-feira (5/7) chegou a atingir 23%. A temperatura máxima registrada foi de 28,2;C. De acordo com o Inmet, a expectativa é que a umidade suba à medida que o tempo esfrie.

Para a quarta-feira (6/7), a previsão é de céu claro a parcialmente nublado com névoa úmida e ou nevoeiros isolados ao amanhecer. Há previsão de névoa seca no decorrer no dia. A umidade relativa do ar vai variar entre 85% e 25%, com temperatura mínima de 12;C durante a madrugada e máxima de 28;C pela tarde.

Controle de Queimadas
A Defesa Civil do Distrito Federal alerta para que a população não provoque queimadas perto de áreas de preservação, principalmente de matas fechadas. Também é importante ter atenção ao descartar materiais que possam causar fogo, como bitucas de cigarro.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento orienta aos cidadãos a como agir com racionalidade com os Dez Mandamentos da Queimada Controlada:

1- Obter autorização do Ibama para queima controlada. Documentos necessários:
a) comprovante de propriedade ou de justa posse do imóvel onde se realizará a queima;
b) cópia da autorização de desmatamento quando legalmente exigida;
c) comunicação de queima controlada.

2- Reunir e mobilizar os vizinhos para fazer queimada controlada e em mutirão, de maneira que um possa ajudar o outro. Assim, o calor será menor e o solo será menos impactado com a temperatura.

3- Evitar queimar grandes áreas de uma só vez, pois as distâncias dificultam o controle do fogo.

4- Fazer aceiros, observando as características do terreno e altura da vegetação. Em terreno inclinado, o fogo se alastra mais rapidamente, devendo-se construir valas na parte mais baixa para evitar que o material em brasa saia da área queimada. A largura dos aceiros deve ser 2,5 vezes a altura da vegetação em regiões de pastagens e/ou Cerrado ou, no mínimo, 3 metros, para o caso de queima controlada.

5- Limpar completamente o aceiro, sem deixar restos de folhas ou paus, de qualquer natureza, no meio da faixa.

6- Prestar atenção à força e direção do vento, à umidade e às chuvas. Só queimar quando o vento estiver fraco. Nunca comece um fogo na direção contrária dos ventos. Inicie no sentido dos ventos. Se a queima for realizada após as primeiras chuvas, é possível evitar o risco do fogo escapar e evitar os danos causados pelo acúmulo de fumaça no ar.

7- Queimar em hora fria. No início da manhã, no final da tarde, ou à noitinha, é mais seguro, pois a temperatura é mais baixa e a vegetação está mais úmida.

8- Nunca deixe árvores altas, sem serem cortadas, no meio da área a ser queimada. Elas demorarão a queimar, permitindo que o vento jogue fagulhas à distância, provocando incêndios em áreas vizinhas, sobretudo, se forem pastagens.

9- Permaneça na área da queimada, após o fogo, pelo menos, por duas horas, a fim de verificar se não haverá pequenos focos de incêndio, na vizinhança, provocados pelos ventos.

10-Tenha sempre disponível, para ser utilizado, em caso de ter de controlar o fogo, o seguinte material: a) enxada; b) abafador; c) foice; d) bomba costal; e) baldes com água.