Jornal Correio Braziliense

Cidades

Servidores de saúde do DF protestam em frente ao Hemocentro

Cerca de 500 servidores de saúde do Distrito Federal participaram de um protesto na manhã desta quinta-feira (30/6). Os manifestantes se reuniram em frente ao Hemocentro, na quadra 3 do Setor Hospitalar Norte. Com cartazes, o grupo teve acompanhamento de um trio elétrico.

[SAIBAMAIS]Essa é uma forma de a categoria, que está em greve desde segunda-feira (27/6), pressionar o governo do Distrito Federal a atender as reivindicações dos servidores. Na terça-feira (28/6), o governo do DF anunciou, por meio de nota, que iria recorrer à greve dos servidores e cortar o ponto dos funcionários que não comparecerem ao trabalho.

Os servidores querem o aumento de 34% no valor do auxílio-alimentação (de R$ 199 para R$ 304), repasse imediato do percentual de reajuste do Fundo Constitucional do DF, redução da carga horária para 20 horas semanais e incorporação do plano de carreira e de saúde.

A paralisação prejudica o atendimento nas unidades de saúde da rede pública do DF. Apenas 30% do efetivo trabalha nas emergências, centros cirúrgicos e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).