Cerca de 500 servidores de saúde do Distrito Federal participaram de um protesto na manhã desta quinta-feira (30/6). Os manifestantes se reuniram em frente ao Hemocentro, na quadra 3 do Setor Hospitalar Norte. Com cartazes, o grupo teve acompanhamento de um trio elétrico.
[SAIBAMAIS]Essa é uma forma de a categoria, que está em greve desde segunda-feira (27/6), pressionar o governo do Distrito Federal a atender as reivindicações dos servidores. Na terça-feira (28/6), o governo do DF anunciou, por meio de nota, que iria recorrer à greve dos servidores e cortar o ponto dos funcionários que não comparecerem ao trabalho.
Os servidores querem o aumento de 34% no valor do auxílio-alimentação (de R$ 199 para R$ 304), repasse imediato do percentual de reajuste do Fundo Constitucional do DF, redução da carga horária para 20 horas semanais e incorporação do plano de carreira e de saúde.
A paralisação prejudica o atendimento nas unidades de saúde da rede pública do DF. Apenas 30% do efetivo trabalha nas emergências, centros cirúrgicos e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).