Jornal Correio Braziliense

Cidades

Hospital público de Valparaíso será inaugurado nesta quinta-feira

O Hospital Municipal de Valparaíso de Goiás será inaugurado nesta quinta-feira (30/6), às 10h, e deve desafogar a demanda de pacientes principalmente nos hospitais das cidades vizinhas do Distrito Federal, como Gama e Santa Maria. A unidade fará apenas atendimentos de pequena e média complexidade e terá pronto-atendimento 24 horas, maternidade e 44 leitos. Os casos mais graves continuam dependendo dos hospitais do DF.

A estimativa é de que mil pessoas sejam atendidas por dia, vindas das cidades de Novo Gama, Cidade Ocidental e dos bairros do Gama e de Santa Maria que fazem divisa com o Céu Azul.

Os recursos para a construção do hospital vieram do governo de Goiás, e a obra foi feita pela Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) em um terreno cedido pela prefeitura. A unidade conta com equipamentos de raio-x, laboratório e centro cirúrgico, além de outros equipamentos médicos que, juntos, custaram R$ 620 mil.

Valparaíso conta atualmente com 33 postos do Programa Saúde da Família, um Cais 24 horas e uma unidade básica de saúde. Há ainda uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em construção. E a previsão é de que seja aberta à população até o fim do ano.

O Hospital Municipal de Valparaíso funcionará todos os dias da semana, com plantão 24 horas, e está localizado na Rua 60, Quadra 84, segunda etapa do Céu Azul, na mesma rua do Ciops e INSS.