Jornal Correio Braziliense

Cidades

Agnelo afirma não haver motivo para greve dos auxiliares de Saúde

O governador Agnelo Queiroz diz não haver razões para a greve dos auxiliares da Saúde do Distrito Federal. Ele afirma já ter atendido todas as reivindicações da categoria, com exceção de um adiantamento já previsto para setembro.

A declaração veio por meio de nota oficial, em que Agnelo ressalta a "reconstrução da saúde pública". Também por meio de nota, a Secretaria de Saúde do DF informou que todas as reivindicações da categoria foram analisadas e respondidas.

Os servidores decretaram greve por tempo indeterminado, após assembleia realizada na manhã de hoje. A paralisação é imediata, de acordo com o Sindicato dos Empregados em Estabelecimento de Saúde do Distrito Federal (SindSaúde).

[SAIBAMAIS]

Confira as notas, na íntegra:

"
O governador Agnelo Queiroz reafirmou o compromisso de implementar políticas de valorização dos funcionários da área de saúde. Destacou que o momento é de reconstrução da saúde pública do DF e não de fazer greve. Ele diz que é preciso a união de todos para tirar a saúde da crise em que se encontra, resultado do sucateamento e descaso de governos anteriores, e não vê razões para a greve, já que todas as reivindicações da categoria foram atendidas, com exceção de um adiantamento que já está previsto para o mês de setembro. Sendo assim, Agnelo espera contar com a sensibilidade dos servidores para que não prolonguem esse movimento."

Governador Agnelo Queiroz

"A Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal/SES-DF informa que todos os itens da pauta de reivindicações dos servidores foram analisados e respondidos.
A SES/DF esclarece que tendo em vista os compromissos do GDF assumidos com os servidores da Saúde e a necessidade de valorizar as carreiras do SUS/DF, vimos reafirmar o compromisso quanto à:
- Reajuste do ticket alimentação para R$ 304 a partir de 1; de julho de 2011;
- Incorporação da GATA (40%) conforme previsão em lei em setembro de 2011;
- Plano de Saúde a ser implementado em janeiro de 2012;
- Conclusão do Projeto de Lei que dispõe sobre a reestruturação da carreira de Assistência Pública à Saúde no mês de setembro de 2011;
- Debate e cronograma de incorporação dos 80% da GATA em setembro de 2011;
- Finalização do Projeto de Lei criando gratificações para os agentes de Vigilância Ambiental. Comunitários de Saúde e para servidores lotados nas Emergências e Unidades de Pronto-Atendimento ; UPA;s ; a partir do segundo semestre de 2011;
- Continuidade das negociações da Mesa de Negociação Permanente dos Trabalhadores do SUS, da redução de carga horária, bem como estudo do pagamento das verbas rescisórias da categoria;
- A SES/DF informa ainda que não haverá antecipação de gratificação para nenhuma categoria que não esteja prevista em orçamento e em lei.
Por fim, a SES/DF esclarece à população, que adotará todas as medidas legais pertinentes para garantir o atendimento à Saúde do Distrito Federal."

Secretaria de Saúde do DF