Com a vegetação cada vez mais seca, chegaram as queimadas. O Corpo de Bombeiros registrou 150 focos de incêndio no Distrito Federal somente neste feriado prolongado de Corpus Christi.
Os dados são do Batalhão de Incêndio do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) e se referem às ocorrências de quarta-feira (22/6) a domingo (26/6). Somente nesta segunda-feira (27/6), houve nove incêndios florestais, segundo a Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade).
O fogo consumiu cerca de 380 hectares de matas no feriadão. Os dias com maiores números de focos registrados pelos bombeiros foram quinta-feira (23), com 87 hectares, e sexta-feira (24), com 168 hectares.
"Em uma das ocorrências, uma pessoa chegou a ser encaminhada à delegacia para averiguação, por suspeita de incêndio criminoso. Mas as causas geralmente são naturais", contou o sargento Giovane Vieira, do GPA. Por enquanto a incidência de casos está normal para os meses de junho, julho e agosto, período de seca no DF.
Tempo nublado
O céu aberto e o clima seco dos últimos dias deu espaço a nuvens nesta segunda-feira (27/6). O dia começou nublado e com possibilidade de chuva. No entanto, a água não chegou a cair.
Segundo a meteorologista Morgana Almeida, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mudança ocorreu devido a uma aproximação de frente fria na região Sudeste. "Ela causou a impressão de que poderia chover, mas as nuvens não atingiram potencial de chuva", explicou.
Ainda de acordo com a meteorologista, o tempo continua nublado ao longo da semana. "A massa de ar muito fria ainda pode formar nuvens. É esperada névoa úmida", comentou Almeida.