Profissionais de mídia trocaram clientes, estratégias de marketing e peças publicitárias por planilhas e GPS. Mais de 200 trabalhadores da área participaram do 7; Rally do Mídia, organizado pelos Diários Associados, para marcar o Dia do Mídia, comemorado hoje. Depois de encararem um trajeto desconhecido, os participantes se divertiram numa megafesta com a presença de dois personagens do programa Pânico na TV ; a Panicat Juju e Carioca, que faz o personagem Amaury Dumbo.
O evento foi realizado no último sábado. Cada uma das 62 equipes precisava ter três integrantes, no mínimo: piloto, navegador e o Zequinha, o acompanhante que ia no banco de trás respondendo a um teste. Aliás, o importante no rally não era chegar em primeiro lugar. Por se tratar de uma prova de regularidade, o objetivo era cumprir o percurso detalhado numa planilha de bordo dentro do tempo estipulado. As respostas do Zequinha também contavam. Quem tivesse a menor pontuação e mais regularidade, era o vencedor.
O percurso de 60km foi todo pelo asfalto e devia ser feito em, no máximo, 53 minutos e 57 segundos. Os carros largaram da sede do Correio Braziliense, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), passaram pelo Parque da Cidade, Guará, ParkWay, Núcleo Bandeirante e pela Candangolândia. O ponto final foi um salão de festas no Setor de Clubes Sul.
Lá, uma superfesta esperava os aventureiros. O tema deste ano foi o rock brasileiro. Música e decoração lembravam a importância de Brasília no cenário do rock nacional. A grande pergunta era ;Por que Brasília é a capital do rock?;. Os mídias também tiveram que entrar no clima e se caracterizarem de acordo com a temática. A festa se transformou em um desfile irreverente. Tinha de punks a sósias do Village People.
O diretor de comercialização e marketing do Diários Associados, Paulo César Oliveira, ressaltou a importância do evento, que está em sua sétima edição. ;Nós temos uma relação muito intensa com esses profissionais. Esse momento é importante para que a gente se conheça e se aproxime, sem o estresse do dia a dia;, disse.
O ponto alto da festa ficou por conta da participação da Panicat Juju e do personagem Amaury Dumbo, que imita o apresentador Amaury Júnior, da Rede TV. Eles andaram pelo salão, conversaram com os profissionais de mídia, tiraram muitas fotos e fizeram piadas. Juju chamou atenção com suas belas curvas e confessou ter vontade de participar de um rally.
;Nunca tive oportunidade, mas gosto de carro e de velocidade. Se pudesse, com certeza, participaria de um rally;, afirmou. A moça ainda ficou surpresa com a animação dos mídias. ;A festa está linda, está todo mundo superfeliz. Fiquei muito satisfeita de ter sido convidada, sei o quanto isso é importante para eles;, ressaltou.
Experiência
A equipe Primers, que subiu no lugar mais alto do pódio, já é veterana no Rally do Mídia. Eles participaram de seis edições e, ano passado, ficaram na segunda colocação. João Paulo da Silva, 32 anos, Paulo Araújo, 35, Fábio Faulstich, 38, e Julian Vilela, 24, ganharam um carro zero-quilômetro. O Chery será vendido e o dinheiro, dividido entre os vencedores.
O navegador João Paulo acredita que a experiência foi fundamental para a vitória. ;A gente já vinha treinando há alguns anos e isso fez com que não errássemos praticamente nada. Mas também contamos com a sorte, muita gente pegou engarrafamento na EPTG, nós, não;, contou o diretor de arte. Já o Zequinha Julian era estreante e ficou bastante nervoso. ;O fato de não conhecer, não saber como é, me deixou muito ansioso. Acho que estava mais emocionado que o piloto e o navegador;, afirmou.
A equipe vice-campeã ganhou Macbooks e os terceiros colocados receberam iPhones 4; geração. Também tiveram premiações lúdicas, como o Prêmio Lost, para os que se perderam mais; o Prêmio Indiana Jones, para os que fizeram caminhos mais alternativos; e o de melhor caracterização.
Tradição
O Rally do Mídia é realizado há sete anos pelos Diários Associados em comemoração do Dia do Mídia. Esses profissionais trabalham nas agências de publicidade e são responsáveis pela relação entres seus clientes e os veículos de comunicação.
Irreverência
O Village People é uma banda norte-americana. O grupo, surgido em boates gays nos Estados Unidos, foi criado em fins da década de 1970 pelos produtores Jacques Morali e Henri Belolo. O nome originou-se do reduto gay de Nova York na época, o Greenwich Village, e a banda ficou conhecida por apresentar-se com fantasias com esteriótipo de ;masculinidade;: um policial, um índio norte-americano, um cowboy, um operário, um soldado e um motociclista.
Vencedores
1;: Primers (da agência Prime RS)
2;: É nós de novo (Brazuca)
3;: Lew Kids on the Block (Lew;Lara/TBWA)