Jornal Correio Braziliense

Cidades

Regata festiva da AABB reúne mais de 200 iatistas no Lago Paranoá

Mais de 200 velejadores, distribuídos em 23 barcos cabinados da Classe Oceano, disputaram a Regata Conselho Deliberativo AABB neste domingo (19/6). O evento náutico é realizado todos os anos na marina do clube, reunindo iatistas de diversos clubes de Brasília, que competem em diferentes grupos de acordo com as especificações da modalidade.

Nesta edição, a organização optou por provas mais curtas que as tradicionais, a fim de promover uma regata com ênfase na técnica, exigindo maior destreza das tripulações nas manobras e no percurso. ;Esta não é uma regata apenas de velocidade;, explicou o vice-presidente de Náutica da AABB, José Nogueira Neto, ;Os vencedores são aqueles que navegam com mais habilidade em todas as provas;.

No sábado, foram realizadas duas regatas curtas de 4 milhas náuticas - aproximadamente 7,4 Km. A prova de domingo teve um percurso mais longo, com 6 milhas náuticas ; cerca de 11 Km. Os ventos inconstantes, característicos do Lago Paranoá, chegaram a 4 nós, com rajadas de até 10 nós (18,52 Km/h). Considerados fracos pelos velejadores, estes ventos obrigam os participantes a usarem mais a técnica do que o tamanho de suas velas. Este é um motivo pelo qual Brasília desponta com um dos maiores celeiros do país de atletas deste esporte.

Ao final das provas, o veleiro War da AABB foi o vencedor do Grupo Especial, a categoria de ponta da modalidade. O barco Nauru, do capitão Homero Correia, recebeu o troféu Fita Azul e levou o primeiro lugar no grupo Flotilhas. Após a cerimônia de premiação de todos os grupos, as tripulações e seus familiares participaram da tradicional confraternização realizada na Náutica da AABB, com almoço e música ao vivo.