Jornal Correio Braziliense

Cidades

Secretário de segurança promete mais policiais militares para o DF

A Polícia Militar ganhará 1300 policiais até o início do ano que vem. Essa é a promessa do Secretário de Segurança do DF, Sandro Avelar. A primeira parte do efetivo começa a atuar em setembro, com a formatura de uma nova turma da PM. "Em setembro serão mais 640 policiais e até o fim do ano, ou início do ano que vem, a idéia é passar este número para 1300 PMs". Avelar explicou ainda que já deu início, nesta quarta-feira (15/6) a uma redistribuição de PMs por todo o DF e logo a população sentirá a diferença.

O secretário se reuniu nesta manhã com a cúpula da Polícia Militar para determinar ações e otimizar o trabalho da polícia. "A idéia é organizar os policiais em todo o DF de acordo com a demanda das cidades, porém o número de PMs não é suficiente e terá que ser aumentado", ponderou Sandro Avelar. Segundo ele, a falta de efetivo compromete a distribuição dos policiais pelas cidades do Distrito Federal.

Para o secretário o policiamento deve ser para prevenir e inibir a ação dos criminosos. "Quando uma pessoa que está com a intenção de roubar vê um policial ela se sente intimidada e acaba desistindo da ação", explica Avelar. Além disto o policiamento deixa a população mais segura complementou o secretário.

Atualmente os polícias cumprem uma escala de plantão de 24 horas trabalhadas por 72 horas de folga. Esta carga horária causa polêmica, mas ainda não será modificada. Segundo a assessoria de imprensa da secretaria de Segurança ainda que não há nenhum projeto para modificar a carga horária dos PM.

Essa decisão da Secretaria de Segurança foi tomada um dia depois dos brasilienses viverem momentos de tensão. Uma família foi feita refém nesta terça-feira (14/6). A negociação com os seqüestradores durou seis horas. O crime aconteceu na em uma casa na 711 Sul. Quatro mulheres foram seqüestradas por dois homens armados.