Jornal Correio Braziliense

Cidades

Ação remove 174 casas da invasão do Movimento dos Agricultores sem Terra

Operação de combate à invasão e parcelamento irregular no Assentamento 13 de maio, no Núcleo Rural Aguilhada, em São Sebastião, removeu 174 casas e seis mil metros lineares de cerca nesta terça-feira (14/6). Os integrantes do Movimento dos Agricultores Sem Terra (MAST) tentaram impedir a ação com uma barricada, queimando pneus e madeira. No entanto, agentes da Polícia Federal conseguiram converter a situação. Além da retirada dos barrracos, a equipe realizou duas mudanças.

A ação foi coordenada pela Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops) e Agência de Fiscalização (Agefis). De acordo com a assessoria de imprensa da Seops, uma nova operação está agendada para acontecer nas próximas semanas. O local, conhecido como Assentamento 13 de maio, possui 400 casas erguidas pelo MAST. Este é o maior número de concentração de habitações erguidas pelo movimento. A área, de mais de 400 mil metros quadrados, pertence à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA).

Participaram da ação 180 agentes da Seops, Agefis, Polícia Militar, 30; Delegacia de Polícia (São Sebastião), Delegacia Especial do Meio Ambiente ; Polícia Civil, Novacap, Terracap, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Corpo de Bombeiros e Coordenadoria de Cidades.