Jornal Correio Braziliense

Cidades

Operação apreende mercadoria vendida ilegalmente na Feira dos Goianos

A Secretaria de Ordem Pública e Social (Seops) em parceria com a Agência de Fiscalização (Agefis), realizaram nesta quarta-feira operações de combate ao comércio ilegal em locais próximos à Feira dos Goianos, em Taguatinga. Segundo a assessoria da Seops, a atividade deve continuar, sem prazo para acabar.

Foram apreendidos dois caminhões de mercadoria. Entre os materiais, que eram vendidos nas calçadas da feira, estavam roupas, sapatos, bolsas, frutas, suportes de ferro, lonas e madeiras utilizadas na estrutura das barracas.

De acordo com a Seops, agentes e policiais militares foram agredidos com pedras por alguns ambulantes. Segundo o Chefe de Operações da SEOPS, Calebe Neves, as agressões partiram unicamente dos ambulantes depois que um deles foi preso por desacato. ;Desenvolvemos anteriormente um trabalho de conscientização. Fizemos reuniões e conversamos com os ambulantes da área. Explicamos a situação e deixamos claro que haveria uma ação fiscalizadora para quem insistisse em trabalhar ilegalmente no local;, explicou Calebe.

Desde março deste ano, equipes da Seops e da Agefis realizam ações educativas aos lojistas, ambulantes e à população. Houve distribuição de cartilhas, que explicavam aos ambulantes como fazer para se legalizarem além de alertar sobre a lei que trata da atividade econômica e do comércio ilegal.

No dia 20 de maio deste ano, a Seops apreendeeu 425 calças, 26 jaquetas, 18 camisetas, 35 manequins, sete bermudas, quatro suportes para manequins e 46 sacos de roupas diversas. A Agefis autuou ainda oito responsáveis pelas mercadorias. Todo o material seguiu para o depósito da Agência.