Jornal Correio Braziliense

Cidades

Estações do metrô abrirão normalmente aos domingos de junho

O Metrô-DF informou, por meio de nota nesta sexta-feira (3/6), que o fechamento das estações e manutenção aos domingos está cancelado durante o mês de junho. A medida foi tomada em virtude das recentes paralisações dos rodoviários. A manutenção dos trilhos começou no dia 20 de maio e pode durar até cinco meses.

Inicialmente, todas as 24 estações em operação do metrô ficariam fechadas aos domingos e os 32 trens da companhia parados. De acordo com a assessoria de imprensa do Metrô, cerca de 25 mil pessoas utilizam esse meio de transporte aos domingos. Já pela semana, 160 mil pessoas usam diariamente o metrô.

A decisão de interditar as estações aos domingos foi tomada por causa das moradias que ficam próximas aos locais onde as manutenções serão realizadas. O intuito é, além de diminuir o barulho durante à noite, reduzir o tempo de manutenção. O Metrô ressalta que o cancelamento das atividades diárias durante o domingo poderá estender a conclusão dos trabalhos em alguns dias.

Confira, abaixo, a nota da assessoria do Metrô na íntegra:

Em virtude das recentes paralisações dos rodoviários que causaram diversos transtornos aos usuários do sistema de transporte público do Distrito Federal; das incertezas quanto aos desdobramentos dessa situação e, visando não prejudicar ainda mais a população, o Metrô-DF informa que, ao contrário do que havia sido anunciado, irá funcionar normalmente nos domingos do mês de junho, das 7 às 19 horas.

Informa ainda, que a manutenção de grande porte continuará sendo executada diariamente entre uma e cinco da manhã e que a suspensão do trabalho aos domingos poderá estender sua conclusão em alguns dias. Essa medida não implicará em nenhum gasto extra ao Metrô-DF, uma vez que o serviço não foi contratado por tempo de execução, e sim por quilômetro de via que passará por manutenção.