O Corpo de Bombeiros abortou mais uma vez a tentativa de içar o barco Imagination do fundo do Lago Paranoá. Na operação desta tarde, foram usadas 11 bóias de ar para sustentar a embarcação, no entanto, o barco de apoio utilizado para rebocar o Imagination não conseguiu trazê-lo de volta à superfície.
De acordo com o coronel Luiz Blumm, o remendo feito para reparar a bóia principal, capaz de sustentar um peso de até seis toneladas, não permitiu que o bolão de ar operasse de maneira eficiente, frustrando a operação de resgate.
O máximo que pode ser visto durante a tentativa de içar o barco foi uma parte da estrutura branca que ficava no primeiro andar da embarcação. Com a puxada do reboque, o Imagination chegou a virar 180;, mas logo em seguida voltou a encalhar.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma balsa deve ser levada para o lago Paranoá neste domingo na tentativa de reforçar o resgate do barco naufragado.
Acidente
Ontem, por volta das 22h30, um barco invadiu a área onde está a embarcação e atingiu uma das bóias que sustentava a embarcação. O globo de ar tinha a capacidade de suportar até seis toneladas. O Major Luciano Maximiliano da Rocha, do Corpo de Bombeiros, classificou o acontecimento como inacreditável e disse que acidente atrasou, pelo menos, seis horas o processo de resgate da embarcação.
O Imagination começou a ser içado do fundo do Lago Paranoá nesta sexta-feira (27/5). Uma parte da proa estava do lado de fora do lago quando a operação foi interrompida por volta das 17h, por falta de luz natural. Neste sábado, a embarcação seria arrastada até uma região mais próxima da margem.
O barco naufragou na noite de domingo (22), com pelo menos 110 pessoas a bordo. Nove morreram.