Jornal Correio Braziliense

Cidades

Bombeiros devem usar mais sete globos de ar para içar o barco Imagination

Os bombeiros já traçaram uma nova estratégia para içar o barco Imagination do Lago Paranoá, neste sábado (28/5). De acordo com o Coronel Luiz Blumm, comandante de operações do Corpo de Bombeiros, sete globos de elevação de cargas subaquáticas serão instalados na embarcação. O Imagination está com a proa (parte da frente) para fora da água e está a cerca de 17 metros de profundidade.

[SAIBAMAIS]Ao todo, dez globos ; sete novos e três que sustentam o Imagination - tentarão içar o barco. A bóia com capacidade para suportar até seis toneladas, rasgada após ser atingida por uma lancha, foi remendada pelos próprios bombeiros e também poderá ser reutilizada na operação.

O coronel está confiante e acredita que o barco possa ser retirado do lago ainda neste sábado. Os pontos onde as novas bóias serão amarradas já foram marcados. A expectativa é que os globos de ar levantem a parte traseira para que a embarcação seja arrastada até um local próximo à margem do lago.

Acidente
Na noite desta sexta-feira (27), uma lancha pilotada por Paulo Henrique Campos Castanheira invadiu a área onde está a embarcação e bateu em uma das boias. Ela afundou e atingiu outra boia que também foi danificada.

Segundo o Ciade, o piloto apresentou sinais de embriaguez e se recusou a fazer o teste do bafômetro. De acordo com Rogério Leite, responsável pela Delegacia Fluvial, a lancha, batizada de Miss Vitória, foi apreendida pela marinha. Paulo Henrique foi liberado após ter o Arrais (documento obrigatório para pilotar embarcações de recreio) apreendido. A documentação estava em dia.

O barco Imagination que naufragou com pelo menos 110 pessoas no domingo (22), permanece estável mesmo após ter perdido os dois principais globos de ar que o sustentam na superfície do Lago Paranoá.

*Com informações da repórter Naira Trindade