Jornal Correio Braziliense

Cidades

Corpo de Bombeiros retoma procedimentos para içar Imagination do Lago

Uma equipe do Corpo de Bombeiros retomou, na manhã desta sexta-feira (27/5), os procedimentos para traçar uma estratégia de trabalho para içar a embarcação Imagination que naufragou no último domingo (23/5) no Lago Paranoá. A primeira lancha com bombeiros chegou por volta das 8h ao local, mas ainda não há mergulhadores na água.

Para retirar o Imagination do fundo do Lago, os bombeiros vão precisar de um rebocador particular, que foi emprestado para o procedimento, e, também, da colocação dos globos de elevação de cargas subaquáticas colocados na primeira tentativa realizada ontem após o fim das buscas das vítimas que estavam desaparecidas desde o acidente. Por volta das 9h, o rebocar chegou no Lago para ajudar na retirada.

A embarcação tem 15 toneladas e as boiás carregam de 100 a 500 toneladas. A suspeita dos bombeiros é de que o barco esteja mais pesado porque os três tubulões do Imagination devem estar cheios de água. Mesmo com a suspeita de que um dos tubulões esteja rachado, a corporação disse que a embarcação poderá flutuar com os outros dois.

[SAIBAMAIS]Primeira tentativa
Cerca de 50 mergulhadores se revezaram durante a quinta-feira (26/5) para instalar os globos que tinham o objetivo de ajudar a fazer a embarcação naufragada subir a superfície do Lago Paranoá. No entanto, o procedimento não respondeu da forma esperada e os trabalhos tiveram que ser interrompidos no fim da tarde por conta da má iluminação.