Jornal Correio Braziliense

Cidades

Bombeiros abortam operação para içar barco Imagination

A operação para tentar içar o Imagination do fundo do Lago Paranoá foi abortada. Durante o primeiro teste para inflar os quatro balões que foram instalados no barco Imagination, um deles apresentou problema por não estar na posição ideal para ser inflado. Também houve um problema na válvula de um dos balões. De acordo com a major Vanessa Signale, chefe de comunicação do Corpo de Bombeiros, os trabalhos serão retomados nesta sexta-feira, a partir das 7h.

Um rebocador particular, cedido para transportar a embarcação da superfície do lago até a margem, já foi retirado da região em que o barco afundou. Por volta das 16h, dois mergulhadores estavam na água trabalhando para amarrar uma corda que ligararia o Imagination ao rebocador. A corda seria amarrada logo após os testes com os balões.

[VIDEO1]

Os globos de ar instalados na tarde desta quinta-feira (26/5) iriam ajudar a retirar a embarcação naufragada no último domingo (23/5). Os balões de flutuação infláveis serão usados para girar a embarcação, que afundou com o casco voltado para cima e está a cerca de 17 metros de profundidade. A expectativa é que o barco, com a ajuda dos balões, volte sozinho à superfície.

Segundo o coronel Luiz Blumm, comandante de operações do Corpo de Bombeiros, os mergulhadores também analisaram o comportamento da embarcação, nesta quinta, para encontrar uma melhor posição para as amarras. ;Esse é um processo lento;, disse o coronel. Ao todo, 60 mergulhadores participaram da operação em área isolada num raio de 300 metros.