Jornal Correio Braziliense

Cidades

Traficante é preso em Formosa com mais de três quilos de drogas

Durante meses de investigação, o Grupo Especial de Repressão a Narcóticos (Genarc) de Formosa, acompanhou os passos do traficante Jorge Maiko Duarte Pires, mais conhecido como Boleta, 21 anos. Ele teve a prisão provisória decretada e foi flagrado com quase três quilos de entorpecentes, entre maconha, pasta base e cocaína pura, além de um um revólver calibre .38 carregado.

O delegado coordenador do Genarc, Vytautas Zumas, disse que a investigação se intensificou há exato um mês, quando as câmeras de monitoramento da cidade registraram um menor de idade entregando cerca de um quilo de maconha a outro adolescente a mando do traficante. "Em posse do mandado de prisão, nós fomos até o endereço de Boleta. Nós já havíamos levantado informações sobre onde ele armazenava a droga e encontramos com ele as chaves do local. Lá dentro encontramos cerca de dois quilos de maconha, 600 gramas de cocaína pura e 500 gramas de pasta base de cocaína. No local também havia um revólver calibre .38 municiado", relata Zumas.

Um dos menores que trabalhava para o traficante foi apreendido e encaminhado ao Conselho Tutelar de Formosa, mas a polícia ainda não identificou o segundo. O jovem transportaria a droga para o município de Posse (GO), 310 quilômetros distante ao Norte de Brasília. "Ele (o traficante) utilizava menores de idade para fazer o serviço com o objetivo de não ser pego", afirma o delegado.

Apesar da alta periculosidade, esta é a primeira passagem de Boleta pela polícia. Quando menor, teve um registro de porte ilegal de arma de fogo. Ele ainda é investigado por participação em um homicídio ocorrido no dia 27 de abril, quando um adolescente morreu vítima de disparos de arma de fogo. A polícia acredita que uma suposta delação por parte da vítima contra o acusado tenha motivado o crime.