Jornal Correio Braziliense

Cidades

Taxa de desemprego é estável no Distrito Federal

A taxa de desemprego no Distrito Federal relativa ao mês de abril ficou entre 13,4% e 13,6%, de acordo com a última Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) da Secretaria de Trabalho do Distrito Federal (Setrab). A PED foi divulgada nesta quarta-feira (25/05) e a taxa de desemprego levantada é a menor para os meses de abril desde 1992.

A coordenadora da pesquisa, Adalgiza Lara Amaral, afirmou que nos próximos meses deve ocorrer uma queda na oferta de empregos, que normalmente apresentam alta até o mês de março. A queda era esperada já para o mês de abril, mas não se confirmou, para a sorte de quem procurava uma vaga.

Os setores que mais cresceram neste mês foram Indústria (9,1%), Construção Civil (5,8%), e Administração Pública (1,1%). Nos últimos 12 meses foram criados 10 mil novos postos de trabalhos no DF. Além disso, o contingente de desempregados foi reduzido em 7 mil pessoas e o tempo médio de procura por trabalho diminuiu de 48 semanas, em abril de 2010, para 44 semanas em 2011.

Para o secretário de Trabalho do GDF, Glauco Rojas, os dados da pesquisa mostram que Brasília já começa a acompanhar o crescimento econômico do restante do país. De acordo com o secretário, a ideia é que a capital consiga acompanhar o ritmo do restante do país, o que só se dará com a geração de novos postos de trabalho e a qualificação dos profissionais.