Mais de 1.100 carros já abasteceram a R$ 1,63 desde as 7h até as 16h desta quarta-feira (25/5), na Asa Norte. A fila de carros vai da 206 até a 212 Norte e só deve terminar às 18h, quando o último carro, que já foi delimitado pelos organizadores do ato, for abastecido.
Até o fim da tarde, a expectativa é que 2 mil carros tenham passado pelo posto. O coordenador nacional da CDL-Jovem, Samuel Torres Vasconcelos, explica que a intenção do ato é conscientizar o contribuinte sobre a alta carga tributária que é paga hoje. Para ele, o protesto está bem organizado e conseguiu passar a mensagem aos consumidores. ;A maioria das pessoas não está no posto pelo desconto, mas para apoiar a campanha, pois estão na fila desde cedo. Acredito que a população apoiou a iniciativa;, disse.
Além do DF, outros estados que também aderiram ao protesto para lembrar o Dia da Liberdade de Impostos que virou lei e passou a ser chamado de Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte.
A redução do preço é um manifesto feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em parceria com o Posto jarjour contra a alta carga tributária dos combustíveis. Cada motorista podia abastecer apenas 20 litros, mas o posto decidiu aumentar esta margem para 21,5 litros, para facilitar o troco, cobrando R$ 35.