Jornal Correio Braziliense

Cidades

Série do Correio conta como o Plano Piloto foi construído até a inauguração

Será longa e concreta, feita de urbanismo, arquitetura e engenharia, a história que o Correio vai contar desta edição até 21 de abril de 2012. O que se pretende registrar, duas vezes por mês, sempre aos sábados, é o surgimento do Plano Piloto obra a obra, tijolo por tijolo, num desenho sólido, como diria Chico Buarque.

Há muitos modos de contar o tempo que durou a construção de Brasília. Pode-se começar pela aprovação, em 19 de setembro de 1956, da Lei n; 2.874, que criou a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), braço do governo federal responsável pelas obras da cidade. Ou pela primeira visita do presidente Juscelino Kubitschek ao local onde a cidade seria erguida, em 2 de outubro de 1956. Pode-se recuar vertiginosamente no tempo e começar pelos primeiros ecos do desejo de juntar o sertão e o litoral num só país. Os inconfidentes, Hipólito José da Costa, José Bonifácio de Andrada e Silva, os mudancistas, a Missão Cruls;

Ou pode-se pegar outra estrada, a da ocupação do Planalto Central do Brasil desde a descoberta do ouro pelos bandeirantes ou antes, desde os índios Crixás e Caiapós, ou há dez mil anos, segundo registros arqueológicos da presença humana no território que recebeu a metrópole de 4 milhões de habitantes (contando-se os moradores do Goiás mais próximo).

É esta a estrada que se vai percorrer na edição de hoje.

Qualquer que seja a aritmética, ela terá que somar os dias, as horas e os minutos com que se construiu Brasília desde as primeiras barracas montadas pelo Exército, os feitos seminais do inquieto Bernardo Sayão, o recrutamento atabalhoado de roceiros das fazendas próximas, a chegada dos primeiros caminhões trazendo operários de Araxá (MG) e Rio de Janeiro para erguer o Catetinho.

A primeira parte de ;Como Nasce uma Cidade; registra o que existia no Distrito Federal antes de o Distrito Federal existir. A última parte, em 21 de abril de 2012, vai mostrar o que havia na cidade quando ela foi inaugurada. Que obras estavam prontas, quais estavam em construção e, afinal, o que Juscelino e 60 mil homens conseguiram erguer em pouco mais de três anos.