Jornal Correio Braziliense

Cidades

Obras de demolição do Mané Garrincha serão retomadas na próxima semana

A demolição do estádio Mané Garrincha, que resistiu praticamente intacto a duas explosões neste fim de semana, será retomada na próxima sexta-feira (27/5). Desta vez, a operação de descalçamento do estádio será feita de forma mecânica, com equipamentos hidráulicos especiais e guindastes de grande porte e não mais com explosivos.

De acordo com nota divulgada pelo Consórcio Brasília 2014, responsável pelas obras no Mané Garrincha, nesta quinta (19), as duas explosões realizadas no domingo (15) abalaram apenas o bloco 3, mais próximo ao Eixo Monumental, que corresponde a apenas um terço da estrutura. Após avaliação dos técnicos e especialistas, o Consórcio informou que ;a atual situação da estrutura não recomenda a repetição do uso de explosivos por questão de segurança, uma vez que a instabilidade do bloco 3 impossibilita o procedimento de perfuração dos blocos para colocação dos explosivos;.

A partir desta quinta-feira (19/5), será construido um aterro de acesso ao lado da arquibancada para possibilitar o acesso das máquinas que vão concluir a demolição do estádio na próxima semana.

Ainda dentro do prazo

[SAIBAMAIS]O Consórcio esclareceu também que o prejuízo causado pela falha na implosão da arquibancada e o uso de novas máquinas representará um custo adicional que não afetará o valor total, nem o prazo de conclusão da obra.

No último domingo, o consórcio tentou por duas vezes implodir a arquibancada, mas a estrutura permaneceu em pé. O grupo alegou, por meio de nota, que ;houve interrupção na linha de acionamento dos explosivos. Apenas parte deles foi detonada;. Apesar da falha, o cronograma e o orçamento não serão alterados.