Jornal Correio Braziliense

Cidades

Obras do Estádio Nacional de Brasília serão reiniciadas hoje

As obras do Estádio Nacional de Brasília serão reiniciadas hoje. Após uma avaliação técnica realizada na arquibancada do antigo Mané Garrincha por engenheiros do Consórcio Brasília 2014, foi constatado que em parte da estrutura é possível continuar a demolição com equipamentos mecânicos. Entretanto, o grupo ainda não decidiu se tentará uma terceira explosão. Depois de duas falhas na tentativa de implosão do local no último domingo, o cronograma e o orçamento da construção não serão alterados.

Em nota, o consórcio responsável pela reforma afirmou que ;após as avaliações feitas nesta segunda-feira (ontem) sobre a operação de descalçamento da arquibancada original do estádio, verificou-se que em parte da estrutura já é possível a continuidade do processo;. Apesar do fracasso, o secretário de Planejamento e Orçamento, Edson Ronaldo Nascimento, garantiu que a demolição ocorrerá até a próxima semana. ;Nem que (eu) tenha que ir de picareta quebrar o estádio;, afirmou.

O professor de engenharia da Universidade de Brasília (UnB) Dickran Berberian explicou que, há cerca de 15 anos, recomendou um reforço na arquibancada, pois existiam rachaduras e ferrugem. ;Uma das hipóteses é que os planejadores da demolição podem não ter recebido informações ou não ter conhecimento dessa obra. Além disso, algum item pode ter passado despercebido e não se colocou explosivo no ponto certo;, avaliou.

Erro
A primeira tentativa de implosão do local ocorreu às 15h30 de domingo. O trânsito em parte do Eixo Monumental, sentido Esplanada dos Ministérios-Rodoferroviária, além das pistas entre o estádio e o Autódromo Internacional Nelson Piquet, foram interditadas. A expectativa era de que a arquibancada, um dos últimos pontos ainda erguidos na arena, tombasse em minutos, mas nada ocorreu.

Uma segunda ação foi preparada às pressas e, por volta das 16h20, os explosivos foram detonados. Novamente, a estrutura não foi abaixo. Segundo a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), foram usados 250kg de dinamite para tentar derrubar a arquibancada com 27 metros de altura. O pesa dela é de 11 mil toneladas. Os 4,5 mil metros cúbicos de concreto serão reciclados e usados nas obras do novo estádio.

Colaborou Luisa Medeiros