O Programa Cidade Limpa inicia nesta segunda-feira (16/5) no Núcleo Bandeirante, a Operação Cidade Limpa. A prioridade das ações dos órgãos do GDF será a Área de Desenvolvimento Econômico Placa das Mercedes, local de concentração de indústrias e empresas.
Estão escalados um total de 150 homens, 18 caminhões basculantes, duas pás-mecânicas e um caminhão-pipa, dentre outros equipamentos. Até dia 20, o programa pretende atingir a todos os setores do Núcleo Bandeirante alvo da operação: SIBS, Metropolitana e Divineia.
Um planejamento prévio foi realizado pela Administração Regional nesta última semana, com o objetivo de detectar as demandas e necessidades da comunidade do Núcleo Bandeirante. Entre as principais reinvindicações estão a renovação da pintura das faixas de pedestres em toda a extensão da 2; Avenida, Avenida Central, 3; Avenida e Contorno.
Outra prioridade é a troca de lâmpadas queimadas e a troca de reatores em vários locais como a Ciclovia da Vila Metropolitana, Setor Placa das Mercedes, em frente a colégios e escolas, priorizando a segurança dos moradores. A pintura de meios-fios e sinalização horizontal (vagas de estacionamentos), serão realizadas em vários pontos da cidade.
Foi detectada também, em um levantamento da Novacap, a necessidade de desobstruir várias bocas de lobos em toda a extensão da Avenida Cedro, Placa das Mercedes, e nas principais avenidas do centro do Núcleo Bandeirante:2;, 3;, Central e Contorno.
A poda de árvores será feita pelo Departamento de Parques e Jardins na Metropolitana, Divinéia, Placa das Mercedes e Centro. Outra grande demanda da comunidade é a retirada de entulho, necessidade detectada em praticamente toda a cidade. Atuarão nas ações com suas equipes a CEB, CAESB, NOVACAP, SLU, PMDF, DETRAN, SLU e a Administração Regional.